1. Esqueça os fatos de lã

Quantas vezes está lentamente a derreter na cadeira? Os fatos à base de lã são os piores inimigos do verão e do suor. Opte antes por combinações mais claras de linho, algodão, seda, fibras naturais e outros tecidos mais leves. “São muito mais confortáveis de usar do que a maioria dos fatos de lã”, diz o blogger de moda David Evans ao The Telegraph. Na lista de materiais a evitar estão também os fatos de poliéster e as camisas de nylon.

2. Não conjugue camisas formais com calções

“Vemos homens a vestir calções com o mesmo tipo de camisa formal que usariam com um fato, mas as proporções das camisas formais são demasiado longas”, diz David Evans ao jornal britânico. “Opte por uma bonita camisa casual de linho ou de algodão, que não seja demasiado longa para usar fora dos calções”, aconselha o especialista numa audiência masculina mais madura. Ah, escusado será dizer que conjugar calções com um blazer também está fora de hipótese.

3. Livre-se das calças largas

Se está na faixa etária dos 40 anos, chegou a hora de dizer adeus às calças grandes e de comprar um par mais justo e estruturado. “Encontre um bom par de calças de linho ou algodão leve”, aconselha Evans ao The Telegraph. “Não tenha medo de vestir um pouco de cor, como um azul claro ou um verde limão”. No que toca aos calções, tente escolher um par com comprimento acima do joelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

15 objetos para enfrentar o calor no trabalho

4. Adeus gravatas pesadas

“Por que não encontrar uma gravata de bom algodão ou de malha com uma cor brilhante?”, pergunta o autor do blogue Grey Fox. O especialista incentiva-o a deixar de lado os azuis e vermelhos escuros e a optar por cores mais arriscadas para sobreviver ao verão com estilo.

5. Vista cores claras

Já Phill Tarling, stylist de celebridades como Hugh Bonneville e Ben Shepherd, aconselha-o a iluminar o seu armário com cores mais claras. “As cores escuras até podem favorecer um corpo mas absorvem a luz, então terá que se decidir se quer parecer mais magro ou sentir menos calor”, antecipa o especialista em moda masculina. Menos calor parece mais razoável.

6. Esqueça os bonés

Quer proteger a cabeça do sol? Opte por um chapéu mais clássico. Porquê? “O boné é um emblema de juventude. Vai ficar muito mais elegante e autoconfiante com maturidade se usar algo mais clássico”, aconselha o stylist Phill Tarling.

Moleza de verão? Há formas de aumentar a energia nos dias de calor

7. Invista nuns bons óculos de sol

Deite fora os seus aviadores. A melhor forma de combater o calor com estilo é com um par de óculos de sol vintage. “Os óculos de sol clássicos em formato tartaruga ficarão melhores com um fato do que os aviadores, que ficam melhor na praia com um par de calções”, sugere David Evans ao jornal britânico.

8. Aposte em tecidos inovadores

“Muitos tecidos são tecidos tecnológicos que mantêm o seu corpo fresco no inverno e quente no verão”, afirma Phill Tarling. Em último caso, use um colete mais formal em vez de um blazer ou uma t-shirt em vez de uma camisa.

9. Enrole as mangas compridas

Quantas vezes está a morrer de calor porque não usa t-shirts? “Não há nada de errado em usar uma camisa de manga comprida com as mangas enroladas”, diz David Evans. “Para ser sincero, eu prefiro isso a mangas curtas”. Palavra de especialista.