O prestigiado concurso italiano, que anualmente escolhe o melhor entre os melhores, em matéria de estilo e de design, voltou a nomear os veículos mais belos do ano. Recorrendo como base aos jardins do Grand Hotel Villa d’Este, nas margens do não menos apaixonante lago de Como, em Itália, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este é um dos mais prestigiados da Europa, se não mesmo o mais reputado. Entre 26 e 28 de Maio, ali estivam expostos 50 veículos históricos, construídos entre 1920 e 1980, divididos por diferentes categorias.

Mas a edição deste ano teve ainda espaço para acolher os automóveis mais significativos, entre os produzidos recentemente – grupo que integrou o Bugatti Chiron, entre muitos outros superdesportivos de sonho –, além de concursos destinados a motociclos históricos (o que acontece apenas pela 7ª vez em 88 anos de evento) e a concept cars, os veículos que até podem não chegar a ser produzidos em série, mas que revelam em que direcção vai evoluir o design nos próximos anos, deixando antever como será o carro do futuro.

Entre os protótipos expostos este ano no concurso transalpino, foi o Renault Trezor o distinguido como o mais belo do lote, aquele com maior apuro estético, tendo o prémio sido entregue ao holandês Laurens van den Acker, responsável pelo design da marca francesa desde 2009.

Renault Trezor. O futuro, em forma de automóvel

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Trezor é um protótipo de linhas esguias e elegantes, com diversas soluções inovadoras, desde a capota que abre para permitir o acesso ao habitáculo, até às entradas de ar dinâmicas, que abrem apenas quando é necessário, para não perturbar a eficácia aerodinâmica.

O modelo é 100% eléctrico, alimentado através de baterias de iões de lítio e possui elementos mecânicos derivados da Fórmula E, disciplina que a Renault dominou no último ano, possuindo um total de 350 cv.

[jwplatform eLf8U3xo]