Terminou da pior forma um dia de festa na Piazza San Carlo, em Turim, onde milhares de adeptos da Juventus (fala-se em 30.000) se concentraram ao longo do dia para assistirem nos ecrãs gigantes à final da Liga dos Campeões com o Real Madrid: um falso alarme de bomba terá levado a que a multidão começasse a fugir do local e, no meio do pânico, e segundo informam os principais órgãos italianos de comunicação, centenas de pessoas terão ficado feridas. No último balanço avançado já depois da meia-noite, falava-se já em pelo menos 400 feridos. O número ascendeu entretanto a 1.400, a maioria apenas com ferimentos ligeiros e que foi assistida ou no local ou em hospitais de Turim, mas existem oito em estado grave, entre as quais uma criança menor.

A agência ANSA referiu que o que motivou a fuga de centenas e centenas de pessoas foi um falso alarme de bomba no local. Ainda assim, e de acordo com várias testemunhas que têm sido ouvidas, houve um estrondo na conhecida praça que gerou o pânico. E é aqui que divergem as notícias: uns falam da queda de uma estrutura de acesso a um parque de estacionamento subterrâneo na zona, outros do rebentamento de um petardo.

“Estou chocado, parecia Heysel”, comentou uma das pessoas presentes no local citada pelo La Stampa. “E eu estive lá, em Heysel”, rematou antes de abandonar a zona em lágrimas.

A La Stampa TV tem imagens do preciso momento em que se instala o pânico na Piazza San Carlo, por volta das 21h15 em Portugal (mais uma em Itália). A seguir ao tal estrondo, ouviram-se gritos de “Bomba, bomba” no meio da confusão. Já o La Reppublica dava conta de cinco pessoas, entre elas uma criança menor, em estado grave entre os feridos, número que entretanto subiu para oito. A mesma publicação dá conta de uma testemunha que diz ter visto alguém a rebentar um petardo e a dizer que aquilo seria uma bomba. Há uma certeza: o que se passou não teve nada a ver com confrontos entre adeptos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos vídeos que têm entretanto circulado nas redes sociais, é possível ver o momento em que as pessoas abandonam o local a correr. Várias outras imagens mostram muitas pessoas a serem ajudadas com ferimentos ligeiros. No local, já sem adeptos, é possível ver dezenas e dezenas de ténis e mochilas perdidas.

https://twitter.com/MHChehade/status/871104220782526465

O jornalista Tancredi Palmeri também tem colocado no Twitter uma série de imagens de como está agora a Piazza San Carlo, que mostram bem o rasto que foi deixado após a fuga em massa da zona por milhares de pessoas.