A primeira vítima mortal do ataque em Londres foi identificada como Chrissy Archibald, uma “bonita e amorosa” noiva. Chrissy, natural de Castlegar, na Colômbia Britânica (Canadá) foi uma das sete pessoas que morreram no ataque de sábado. Foi atingida pela carrinha conduzida pelos terroristas, de acordo com os familiares – foi homenageada como sendo uma mulher que “acreditava fortemente que todas as pessoas deviam ser valorizadas e respeitadas”.

A família de Chrissy explicou que a jovem trabalhava para um centro de apoio aos sem-abrigo antes de se mudar para a Europa para estar com o noivo e apelaram ao público para que fizesse voluntariado em prol dos sem-abrigo (em jeito de homenagem): “Digam que a Chrissy vos enviou”.

Lamentamos e choramos a perda da nossa bonita e amorosa filha e irmã. Ela tinha espaço no seu coração para todos e acreditava fortemente que todas as pessoas deviam ser valorizadas e respeitadas.”

A família pede que “a honrem” ao ajudar as comunidades locais. O irmão do noivo escreve que está incrédulo e ataca o pensamento radical.

O meu irmão e a sua noiva estavam na London Bridge na noite passada. Ela foi uma das vítimas atingidas pela carrinha. Tentaram de tudo mas não conseguiram salvá-la. A vida dele, e a de todos os que lhe eram próximos mudaram para sempre. Os meus pensamentos estão com a família dela. Estes atos insensatos de terrorismo têm de acabar! O que é que alcançam para além de destruírem a vida de pessoas inocentes?”

Também o primeiro-ministro canadiano reagiu à notícia, num comunicado oficial, onde diz estar “de coração partido”.

Para além de Chrissy, uma segunda vítima foi possivelmente identificada como Alexandre, um cidadão francês de 27 anos que morava em Londres há mais de dois anos. Contudo, ele e as restantes seis vítimas ainda não foram oficialmente identificadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo aconteceu na noite de sábado quando três atacantes saíram de uma carrinha (após terem atropelado cinco a seis pessoas na London Bridge) e começaram a esfaquear civis. Pode acompanhar o nosso liveblog com as atualizações ao minuto.

Londres. 12 detidos após ataques foram todos libertados sem acusação