Segurança

Euro NCAP avalia Kodiaq, Countryman, Micra e Swift

Nos testes de segurança do Euro NCAP, Mini Countryman e Skoda Kodiaq alcançaram 5 estrelas. O Nissan Micra só o consegue quando equipado com o pack de segurança e o Suzuki Swift não foi além das 4.

Autor
  • António Sousa Pereira

Mais uma ronda de testes levada a cabo pelo consórcio europeu de segurança, com o Euro NCAP a avaliar agora os atributos dos novos Skoda Kodiaq, Mini Countryman, Nissan Micra e Suzuki Swift. Resultados maioritariamente positivos, embora, no caso das propostas japonesas, os melhores tenham sido obtidos pelas suas versões equipadas com os pacotes de segurança, disponíveis apenas como opcionais.

A este propósito, o Euro NCAP decidiu destacar o facto de todos os modelos terem alcançado as cinco estrelas na protecção de ocupantes adultos, crianças e peões. Ficando as diferenças na respectiva classificação final a dever-se aos sistemas de assistência à condução oferecidos por cada um deles.

No caso do SUV checo, é mais um Skoda a alcançar a pontuação máxima nos testes do Euro NCAP, incluindo no seu equipamento de série o sistema de travagem autónoma de emergência (AEB) com reconhecimento de peões. Já no Mini a travagem automática também é de série, e a detecção de peões um opcional, mas isso não impediu o modelo britânico de também alcançar a classificação máxima.

Quanto ao Nissan, o AEB e o sistema de assistência à travagem de emergência fazem parte de um pack de equipamento opcional, pelo que o utilitário nipónico recebeu quatro estrelas na sua versão standard, e cinco estrelas quando dotado deste pacote. O Suzuki é o único a não disponibilizar, nem como opção, o reconhecimento de peões, e até o AEB é um opcional, pelo que recebeu três estrelas na versão “normal”, e quatro estrelas quando equipado com a travagem autónoma de emergência.

Em concreto, o Kodiaq registou 91% na protecção dos passageiros adultos, 79% na protecção das crianças, 79% na protecção dos peões e 72% nos dispositivos de assistência à condução, para uma classificação final de cinco estrelas. O Countryman foi merecedor de 90% na protecção dos passageiros adultos, de 80% na protecção das crianças, de 64% na protecção dos peões e de 51% nos sistemas de assistência ao condutor, recebendo, também ele, cinco estrelas na avaliação global.

Na sua versão de série, o Micra garantiu 91% na protecção dos passageiros adultos, 79% na protecção das crianças, 68% na protecção dos peões e 49% nos dispositivos de assistência à condução, para uma classificação global de cinco estrelas. Com a versão equipada com o opcional pack de segurança a ver melhorados os seus registos na protecção dos peões (79%) e nos dispositivos de assistência á condução (72%), o que justifica uma classificação final de cinco estrelas.

Por fim, o Swift, na sua versão standard, garantiu 83% na protecção dos passageiros adultos, 75% na protecção das crianças, 69% na protecção dos peões e 25% nos dispositivos de assistência à condução, não indo além das três estrelas na classificação final global. Uma vez equipada com o opcional pacote de segurança, a protecção dos adultos aumenta para 88%, e a classificação dos dispositivos de segurança evolui para 44%, passando a classificação final a ser de quatro estrelas.

A propósito desta nova ronda de testes, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, referiu que a instituição “começou a recompensar os sistemas de travagem autónoma de emergência com reconhecimento de peões no ano passado, e assistimos a uma rápida disseminação dessa tecnologia. Esperamos que seja igualmente rápida a adopção de sistemas AEB que detectem ciclistas quando tais sistemas passarem a fazer parte da nossa classificação a partir do próximo ano”.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site