O defesa José Fonte assegurou pensamento exclusivo no jogo com a Letónia e frisou que a seleção portuguesa de futebol “tem de ganhar” se quiser continuar a depender de si própria na qualificação para o Mundial2018.

Apesar de admitir que tem havido algumas “conversas” no grupo sobre a participação na Taça das Confederações, o central fez questão de sublinhar que os jogadores têm de estar “120% concentrados” na partida com os letões.

“Conversas há sempre, mas o foco total é na Letónia. É nisso que temos de estar 120% concentrados. É um jogo que temos de ganhar se quisermos depender de nós próprios. O pensamento não é outro que não na Letónia”, afirmou José Fonte, em conferência de imprensa.

O internacional luso, de 33 anos, que falava aos jornalistas minutos antes de mais um treino de Portugal na Cidade do Futebol, em Oeiras, lembrou mesmo as dificuldades que a seleção nacional enfrentou no primeiro jogo com a Letónia, em novembro do ano passado, no Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não há jogos fáceis. Basta dois, três ou quatro jogadores não terem a atitude própria e já começa a complicar. Temos de abordar o jogo de maneira séria, como temos feito até aqui. Se o fizermos, conseguiremos ganhar. O facto de serem uma seleção com ‘ranking’ baixo não significa nada. No Algarve foi um jogo difícil”, referiu.

De resto, José Fonte lembrou que, desde que Fernando Santos assumiu o comando da equipa das ‘quinas’, a atitude dos jogadores “tem sido sempre muito boa” e garantiu que Portugal vai tentar “entrar forte para resolver o jogo o mais rápido possível”.

Por outro lado, o central dos ingleses do West Ham acredita que Pepe e Cristiano Ronaldo vão apresentar-se na seleção “cheios de moral”, depois de no sábado terem conquistado a Liga dos Campeões, ao serviço do Real Madrid, numa final em que os ‘merengues’ bateram a Juventus, por 4-1, com dois tentos do ‘capitão’ da seleção nacional.

“Depois de mais um troféu tão importante como esse, vem cheio de vontade. Esperamos por ele e queremos muito que se junte a nós para estarmos completos e focalizarmo-nos neste jogo tão importante que temos com a Letónia”, disse.

A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar o duelo com a Letónia, na sexta-feira, de qualificação para o Mundial2018, sendo que o treino, inicialmente agendado para as 17:00, está atrasado, uma vez que os jogadores foram submetidos a um controlo anti-doping.

Na quarta-feira, a formação lusa viaja para Riga, onde dois dias depois defronta a Letónia, em jogo da sexta jornada do grupo B da zona europeia de qualificação para o Mundial2018.

A seleção nacional, campeã europeia em título, vai depois participar na Taça das Confederações, que vai decorrer de 17 de junho a 02 de julho, na Rússia.