Logo Observador
Segurança

Apple combate distrações ao volante

E se o seu smartphone tivesse a capacidade de detectar sempre que está a conduzir, impedindo, a partir daí, quaisquer distracções provenientes do telefone? A Apple criou uma "feature" assim.

Autor
  • Francisco António

Quantos de nós não aproveitaram já os momentos passados ao volante para ver ou enviar mensagens pelo smartphone, fazer uma chamada ou até mesmo dar um pulinho às redes sociais? E quantos, com resultados nem sempre agradáveis? É precisamente para evitar tais situações que a Apple acaba de anunciar a intenção de lançar, com a próxima actualização do seu sistema operativo para telemóveis e tablets, uma nova função, denominada “Do Not Disturb While Driving” (“não incomodar durante a condução”). Que, como o próprio nome indica, pretende manter controlada a nossa adição ao telemóvel, nomeadamente numa altura em que toda a atenção é necessária, como é o caso da condução.

Apresentada na Conferência Mundial de Programadores da Apple, esta nova funcionalidade será lançada já no próximo Outono, como parte do actualizado sistema operativo iOS 11, e que estará disponível para iPhone (a partir do 5 e seguintes) e iPad. Sendo automaticamente activada assim que o smartphone detecta que o utilizador está num automóvel, e não está a utilizar o Apple CarPlay.

A partir desse momento, é bloqueada qualquer notificação que venha do exterior, com o smartphone a poder mesmo enviar, de forma automática, mensagens de resposta, informando que o utilizador do iPhone está naquele momento a conduzir e, como tal, não pode atender.

Ainda assim, o condutor também pode seleccionar um determinado número de contactos que, pela sua importância, o sistema permitirá que respondam à mensagem automática enviada, com a indicação “Urgente”. Sendo que, ao receber esta notificação, o condutor poderá então estacionar a viatura assim que possível e, de uma forma segura, devolver a chamada.

Segundo o site Engadget, esta nova feature vai buscar informações à conectividade Bluetooth e às redes wi-fi em redor, para determinar se o smartphone está num carro em movimento. Embora exista sempre a possibilidade de, manualmente, desactivá-la.

A Apple procura assim responder a uma das principais causas de acidentes rodoviários em todo o mundo: a utilização do telemóvel enquanto se conduz. Só nos EUA, a entidade federal responsável pela segurança rodoviária estima que as distracções ao volante foram responsáveis por 3.447 mortes na estrada, em 2015.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt