Quantos de nós não aproveitaram já os momentos passados ao volante para ver ou enviar mensagens pelo smartphone, fazer uma chamada ou até mesmo dar um pulinho às redes sociais? E quantos, com resultados nem sempre agradáveis? É precisamente para evitar tais situações que a Apple acaba de anunciar a intenção de lançar, com a próxima actualização do seu sistema operativo para telemóveis e tablets, uma nova função, denominada “Do Not Disturb While Driving” (“não incomodar durante a condução”). Que, como o próprio nome indica, pretende manter controlada a nossa adição ao telemóvel, nomeadamente numa altura em que toda a atenção é necessária, como é o caso da condução.

Apresentada na Conferência Mundial de Programadores da Apple, esta nova funcionalidade será lançada já no próximo Outono, como parte do actualizado sistema operativo iOS 11, e que estará disponível para iPhone (a partir do 5 e seguintes) e iPad. Sendo automaticamente activada assim que o smartphone detecta que o utilizador está num automóvel, e não está a utilizar o Apple CarPlay.

A partir desse momento, é bloqueada qualquer notificação que venha do exterior, com o smartphone a poder mesmo enviar, de forma automática, mensagens de resposta, informando que o utilizador do iPhone está naquele momento a conduzir e, como tal, não pode atender.

Ainda assim, o condutor também pode seleccionar um determinado número de contactos que, pela sua importância, o sistema permitirá que respondam à mensagem automática enviada, com a indicação “Urgente”. Sendo que, ao receber esta notificação, o condutor poderá então estacionar a viatura assim que possível e, de uma forma segura, devolver a chamada.

Segundo o site Engadget, esta nova feature vai buscar informações à conectividade Bluetooth e às redes wi-fi em redor, para determinar se o smartphone está num carro em movimento. Embora exista sempre a possibilidade de, manualmente, desactivá-la.

A Apple procura assim responder a uma das principais causas de acidentes rodoviários em todo o mundo: a utilização do telemóvel enquanto se conduz. Só nos EUA, a entidade federal responsável pela segurança rodoviária estima que as distracções ao volante foram responsáveis por 3.447 mortes na estrada, em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR