A Apple aproveitou o seu evento para programadores, a Worldwide Developers Conference (WWDC), para apresentar as novidades no que toca a novas versões de sistemas operativos, novos iPad e iMac e, a estrela do evento, a nova coluna inteligente para casa – a HomePod.

https://www.youtube.com/watch?v=1hw9skL-IXc

A HomePod é uma concorrente direta para as colunas que, tanto a Amazon como a Google, já disponibilizam no mercado – a Echo e a Google Home. Tem uma pequena grande diferença, é mais cara que as concorrentes ao ser apresentada a um preço de 349 dólares. Incorpora a assistente pessoal Siri e tem acesso direto ao serviço Apple Music, caso o utilizador tenha uma subscrição ativa.

Mas então o que se pode fazer com a HomePod?

Um som que promete fazer inveja

Com sensores que analisam a acústica da sala

O grande foco da Apple foi criar um equipamento dedicado à música. A HomePod conta com um formato igual ao das concorrentes, cilíndrico, mas promete oferecer um som a 360º de maior qualidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conta com sensores dedicados que são capazes de analisar a acústica da sala de forma a distribuir a música de maneira mais uniforme e adaptada às condições envolventes.

“Olá Siri” muito prestável

A assistente responde seja qual for o barulho

Tendo integrada a assistente pessoal da Apple, a HomePod conta com seis microfones que, mesmo com a música num volume elevado, conseguem detetar o tradicional “Olá Siri” mesmp que o utilizador esteja longe do equipamento.

A partir deste ponto a coluna consegue aceitar e compreender qualquer comando ou pergunta da mesma forma que a Siri o faria num iPhone ou iPad.

Uma casa (mais) inteligente

Para acender luzes, ligar máquinas e fechar os estores

Sendo um equipamento pensado para estar dentro de casa, a HomePod será capaz de controlar determinados equipamentos inteligentes que estejam ligados. Luzes, interruptores, eletrodomésticos, estores elétricos, etc..

A limitação destas compatibilidades vai estar dependente do serviço HomeKit já disponibilizado pela empresa – apenas os dispositivos que sejam compatíveis com a aplicação da Apple podem ser controlados remotamente. Veja a lista completa aqui.

Através da constante ligação da HomePod à Internet, o utilizador pode controlar os equipamentos ligados de forma remota mesmo estando fora de casa através da app Casa.

Acesso à plataforma Apple Music

Basta uma ordem para ouvir o que quer

Sendo uma forte aposta na música, faz sentido que a HomePod consiga aceder diretamente ao serviço Apple Music associado à conta do utilizador. Desta forma, através de um simples controlo de voz, é possível começar a reproduzir qualquer música que esteja disponível no Apple Music.

Segurança acima de tudo

Ninguém vai saber o que mandou fazer

Sendo especialista em manter um sistema fechado e seguro, a Apple não quis preocupar os consumidores. Como foi explicado durante a WWDC, a comunicação é feita totalmente de forma encriptada. Isto significa que toda a informação recolhida é armazenada localmente pela coluna que, posteriormente, envia para os servidores da Apple de forma encriptada e utilizando um identificador anónimo.

Apenas o que for dito após o comando “Olá Siri” será utilizado para fins estatísticos como acontece com os restantes equipamentos da marca.