Há um ritual de beleza que, até hoje, é familiar a muitas mulheres portuguesas: as listas de compras que se entregavam aos amigos que iam para fora de Portugal e onde constava sempre qualquer coisa da marca Nars. Pois bem, já podemos deixar de pedinchar — aos 23 anos de vida, a gigante da maquilhagem francesa chega finalmente a Portugal pelas mãos (ou prateleiras) das lojas Sephora que começam hoje, 6 de junho, a vender a marca e alguns dos seus bestsellers.

Da frustração profissional ao sucesso mundial

A história da marca Nars é uma prova de que temos de ser originais e ir atrás dos nossos sonhos — por mais bizarros que eles sejam. François Nars passou grande parte da sua adolescência a preferir as revistas de moda às bandas desenhadas, o que viria a culminar na sua mudança de Paris para Nova Iorque, em 1984, para prosseguir uma carreira na maquilhagem. E conseguiu ser grande: trabalhou para as principais revistas enquanto maquilhador e para nomes tão sonantes como Madonna, Calvin Klein ou Marc Jacobs. Mas Nars queria mais. Brincar com as texturas, as cores e as misturas de fórmulas eram a sua paixão e, como outros antes dele, maquilhar com outras marcas deixou de ser suficiente.

Em 1994, François Nars lançou a sua primeira coleção de maquilhagem com 12 batons nas loja Barneys de Nova Iorque sem qualquer expetativa. Mas a procura por estes produtos foi tão grande que levou o maquilhador a criar a sua própria linha completa, à qual deu o seu nome. A revista americana Interview escreve que Nars sempre quis fugir aos convencionais da beleza. Por um lado, nunca tentou esconder as imperfeições e as peculiaridades que dão aos rostos a sua personalidade e, por outro, a originalidade da marca vai desde os produtos aos próprios nomes onde palavras como “deep throat” (garganta funda), “sex machine” (máquina de sexo)” e “orgasm” (orgasmo) são a regra e não a exceção. “O sexo vende”, disse Nars ao jornal britânico Independent.

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Sempre achei que a maquilhagem era uma coisa sensual. Ajuda as mulheres a sentirem-se sexy e é uma ferramenta para seduzir — então, porque não dar-lhe um nome orientado para o sexo? A minha ideia era dar uma identidade aos produtos.”

Conclusão: ser original compensa. Em 2000, o grupo Shiseido Cosmetics comprou a marca e utilizou o seu conhecimento de pele para criar a NarsSkin em 2002. E François Nars? Comprou uma pequena ilha privada na Polinésia ao lado de Bora Bora, tornou-se fotógrafo, lançou vários livros de retratos que beneficiaram várias instituições de caridade e continua a defender que a maquilhagem não é uma máscara mas apenas uma forma de fazer a mulher brilhar. E nunca deixou o seu bebé: trabalha em toda a parte criativa da marca.

A marca que (quase) nos dá orgasmos

Ao longo das últimas décadas, houve vários produtos de beleza que se tornaram icónicos na história da maquilhagem. E o blush “orgasm” da Nars foi um deles. Criado em 1999 como um blush iluminador que dava para qualquer tom de pele, tornou-se um produto de culto. “Toda a gente quer um orgasmo”, escreve o site de beleza Byrdie e a verdade é que, atualmente, este blush continua a ser o mais vendido nos Estados Unidos. Talvez seja do nome, talvez seja do tom (uma mistura de cores quentes e frios como rosa, pêssego dourado), mas a verdade é que nunca se falou tanto de orgasmos na beleza.

Atualmente, há até uma linha “orgasm” composta por nove produtos, incluindo um gloss, um verniz, um stick iluminador e um batom líquido.

O que vai poder comprar em Portugal

Nas lojas Sephora portuguesas vão estar alguns dos mais famosos bestsellers como os concealers (copiados por tantas outras marcas), as paletas narsissist, os batons, o icónico stick The Multiple e, claro, os produtos “orgasm”. Em algumas lojas selecionadas vai estar também a linha de edição limitada criada em colaboração com a atriz Charlotte Gainsbourg, filha de Jane Birkin e Serge Gainsbourg.

Na fotogaleria, em cima, veja alguns dos produtos que vai poder ver, sentir e experimentar in loco nas lojas Sephora já a partir desta terça-feira.