Quando os melhores criadores, modelos e fotógrafos de moda se reúnem no Hammersteim Ballroom, em Nova Iorque, chovem prémios, algumas colaborações e muitas tendências na passadeira vermelha. São os CFDA Fashion Awards, também conhecidos como Óscares da Moda, e celebram anualmente os melhores profissionais do ano — dos designers aos ícones de estilo, passando pelos talentos emergentes e nomes internacionais.

A modelo portuguesa Sara Sampaio voltou a marcar presença no evento com um vestido plissado, em tons de azul elétrico, de J. Mendel. Depois da estreia em 2016, num vestido com detalhes em renda assinado pela criadora Diane Von Furstenberg, a manequim deslumbrou novamente na cerimónia apresentada por Nicole Kidman, Kerry Washington e Amber Valletta durante a madrugada desta segunda-feira.

A par da extrema elegância, os padrões floridos, as cores alegres e as silhuetas volumosas também marcaram presença para substituir as habituais rachas vertiginosas e decotes provocadores. “A modéstia e a simplicidade provaram ser os grandes vencedores da noite”, escreve a bíblia da moda Vogue. Entre as mais bem vestidas destaca-se o longo vestido Mose da atriz Diane Kruger e o coordenado tendência Adam Selman (em tule e ganga) da modelo Imaan Hammam.

Já o criador Rick Owens, de 55 anos, recebeu a distinção Geoffrey Beene Lifetime Achievemen, pelo forte percurso profissional, e Demna Gvasalia, da Vetements e Balenciaga, foi reconhecido como criador internacional do ano. Destaque ainda para Raf Simons (da Calvin Klein), vencedor do prémio de criador de moda feminina do ano, e para Stuart Vevers que venceu o prémio de melhor designer de acessórios pela Coach. Franca Sozzani, diretora da Vogue Itália que morreu no final de 2016, foi reconhecida ainda como ícone de moda do ano.

Em fotogaleria, reunimos alguns dos jornalistas, criadores, modelos e fotógrafos do mundo da moda que não faltaram aos prémios do Council of Fashion Designers of America.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR