Sérgio Conceição explicou finalmente a sua saída do Nantes num longo comunicado no Twitter. Depois do clube francês ter oficializado a saída do treinador português e avançado com a sua futura ligação ao FC Porto, Sérgio fez questão de se despedir com elogios e agradecimentos, dizendo que deixa França por “motivos pessoais”, em concreto a doença da sua mulher, que não especifica. E revela que chegou mesmo a “considerar deixar o futebol por uns tempos”.

FC Porto. O que se passou durante as duas semanas que levaram à coroação de Sérgio como técnico

O treinador português começa por explicar porque tem estado calado e não tem respondido às críticas do Nantes sobre a sua saída inesperada do clube francês. “O meu silêncio ao longo dos últimos dias explica-se, principalmente, pelo facto de estar em férias, junto da minha família. À parte da magnífica experiência que tive convosco nos últimos meses, também tive de gerir a minha ausência com aqueles que, neste momento, necessitam de mim”, escreve Sérgio, dirigindo-se diretamente aos dirigentes e adeptos do clube francês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois acrescenta quais são os motivos pessoais que o levam a abandonar França e que diz ter discutido com o presidente do Nantes. “Lamento a novela que se gerou em redor do meu futuro. Antes de tudo isso, a minha situação pessoal fez-me considerar deixar o futebol por uns tempos, uma possibilidade que foi discutida com o meu amigo Waldemar Kita”, escreve, acrescentando que estará para sempre “grato” pela “confiança e pelo apoio” mas que “aquilo que dei ao Nantes deixa-me de consciência tranquila”.

É então que Sérgio Conceição revela a doença da mulher e diz que foi a possibilidade de, treinando em Portugal, poder estar todos dias junto dela que o fez tomar a decisão que tomou [ele não o diz, mas fica implícito que essa decisão foi a de aceitar o convite para treinar o FC Porto]. “Surgiu a oportunidade de de continuar a trabalhar e a viver o futebol, enquanto posso tomar conta da minha principal prioridade, a mulher que me acompanha desde os 18 anos. Por uma questão de saúde, mais do que nunca terei de estar presente todos os dias“.