Quatro homens armados dispararam vários tiros, esta quarta-feira, no Parlamento do Irão. Outro grupo armado entrou também a disparar no mausoléu do aiatola Khomeini. Há registo de 13 mortos e de 46 feridos nos dois locais. Ambos os ataques foram reivindicados pelo auto proclamado Estado Islâmico.

Os primeiros atacantes entraram no Parlamento pela porta da frente vestidos de mulher e dispararam vários tiros. Um guarda foi atingido na perna e não resistiu aos ferimentos, acabando por morrer. Os assaltantes traziam duas espingardas Kalashnikov e uma outra arma de mão. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Um dos atacantes foi morto a tiro pelas autoridades e outro fez-se explodir com um colete de explosivos. Os restantes dois barricaram-se durante mais de duas horas nos pisos superiores do edifício mas o cerco policial terminou com a morte de todos eles. A situação no Parlamento voltou à normalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A agência de notícias local Tasnim partilhou no Twitter uma fotografia onde é possível ver um dos atacantes do Parlamento através de uma janela.

Um segundo incidente esta manhã aconteceu no mausoléu do aiatola Khomeini, no sul de Teerão. Foram ouvidos vários tiros e há registo de um morto e pelo menos quatro peregrinos feridos . Um atacante fez-se explodir e outro foi morto a tiro pelas autoridades. A Fars diz que um terceiro assaltante se suicidou depois de ingerir uma cápsula de cianeto. Uma mulher foi detida nesta sequência. A polícia terá trocado tiros no local. A Tasnim já adiantou no Twitter imagens de um local perto do mausoléu, depois do suicídio bombista, tal como imagens do atacante abatido a tiro.

Ambos os ataques parecem ter sido reivindicados pelo Estado Islâmico. No entanto, a CNN abre a possibilidade de este episódio ter sido “aproveitado” pela organização. Tal hipóteres surge porque no comunicado de AMAQ – a agência de notícias ligada à organização -, referem “lutadores com o Estado Islâmico”, mas “não mostraram provas”.

O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, já reagiu aos ataques e mostrou-se solidário.