Logo Observador
KIA

Kia confirma Stonic e até já tem imagens

Aguardado lá mais para o final do ano, o futuro SUV compacto da Kia começa, pouco a pouco, a tomar forma. Para já, através da confirmação do nome Stonic, acompanhado da mostra dos primeiros esboços.

Autor
  • Francisco António

Numa altura em que a irmã Hyundai prepara já o desvendar do seu Kona – Kauai em Portugal – para este mês, a Kia vai, pé ante pé, revelando aquilo que será “o seu Kona”. Para já, não só confirmando que o modelo chamar-se-á Stonic, mas também divulgando aqueles que são os primeiros desenhos – promissores, sem dúvida.

Depois de um período em que tudo se passava no domínio dos rumores, a marca sul-coreana acaba assim de confirmar algumas das notícias que já circulavam relativamente ao seu futuro SUV para o segmento B.

O nome do modelo que irá posicionar-se, em termos de gama, abaixo do Sportage, procura combinar, segundo a Kia, as palavras “Speed” e “Tonic”. Sendo que, ao mesmo tempo, a marca procurou que o nome escolhido transmitisse não só agilidade, como também diferenciação – aspecto importante naquele que é um dos segmentos mais competitivos do mercado, onde já dominam pesos-pesados como o Nissan Juke ou o Renault Captur. E que, de resto, receberá em breve mais um contendor – o Hyundai Kauai.

No entanto e a par da confirmação do nome, a Kia avançou igualmente com as primeiras imagens do Stonic, desenhos nos quais se destacam pormenores que dificilmente passarão à realidade, como é o caso das “gigantes” jantes em liga ou das pegas das portas retrácteis, assim como dos pequenos retrovisores. Mas também surgem outras soluções bem mais perto da realidade, como é o caso das linhas exteriores, que não escondem a inspiração que os designers foram buscar também aos SUV da marca já existentes, como é o caso do Sportage ou do Sorento. Com o Stonic a assumir uma estética mais jovem e fresca, mesmo se – já é possível percebê-lo – não tão irreverente quanto a do “irmão” Kauai.

Relativamente ao interior, as imagens mostram que o Stonic irá ter um habitáculo muito semelhante ao do novo Rio, com alguns pormenores de diferenciação – é o caso, por exemplo, das saídas de ar de desenho diferente, ou do ecrã táctil, já sem qualquer botão.

Apesar da Kia nada ter ainda revelado sobre aspectos técnicos ou motorizações, é previsível que o Stonic venha a contar com soluções como o três cilindros de 1,0 litros que a marca já apresenta no Rio, ou até mesmo o novo 1.4 estreado no Hyundai i30. Sendo que, em alguns mercados, como provavelmente o português, poderá existir igualmente um diesel, muito provavelmente o 1.4 CRDi.

Aguardado lá mais para o final do ano, o novo pequeno SUV deverá ser apresentado ao público no próximo Salão Automóvel de Frankfurt (de 14 a 24 de Setembro), sendo que, por apurar, continua se o modelo estará disponível apenas com tracção dianteira, ou se, pelo contrário, contará igualmente com uma versão 4×4.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.