Numa altura em que a irmã Hyundai prepara já o desvendar do seu Kona – Kauai em Portugal – para este mês, a Kia vai, pé ante pé, revelando aquilo que será “o seu Kona”. Para já, não só confirmando que o modelo chamar-se-á Stonic, mas também divulgando aqueles que são os primeiros desenhos – promissores, sem dúvida.

Depois de um período em que tudo se passava no domínio dos rumores, a marca sul-coreana acaba assim de confirmar algumas das notícias que já circulavam relativamente ao seu futuro SUV para o segmento B.

O nome do modelo que irá posicionar-se, em termos de gama, abaixo do Sportage, procura combinar, segundo a Kia, as palavras “Speed” e “Tonic”. Sendo que, ao mesmo tempo, a marca procurou que o nome escolhido transmitisse não só agilidade, como também diferenciação – aspecto importante naquele que é um dos segmentos mais competitivos do mercado, onde já dominam pesos-pesados como o Nissan Juke ou o Renault Captur. E que, de resto, receberá em breve mais um contendor – o Hyundai Kauai.

No entanto e a par da confirmação do nome, a Kia avançou igualmente com as primeiras imagens do Stonic, desenhos nos quais se destacam pormenores que dificilmente passarão à realidade, como é o caso das “gigantes” jantes em liga ou das pegas das portas retrácteis, assim como dos pequenos retrovisores. Mas também surgem outras soluções bem mais perto da realidade, como é o caso das linhas exteriores, que não escondem a inspiração que os designers foram buscar também aos SUV da marca já existentes, como é o caso do Sportage ou do Sorento. Com o Stonic a assumir uma estética mais jovem e fresca, mesmo se – já é possível percebê-lo – não tão irreverente quanto a do “irmão” Kauai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Relativamente ao interior, as imagens mostram que o Stonic irá ter um habitáculo muito semelhante ao do novo Rio, com alguns pormenores de diferenciação – é o caso, por exemplo, das saídas de ar de desenho diferente, ou do ecrã táctil, já sem qualquer botão.

Apesar da Kia nada ter ainda revelado sobre aspectos técnicos ou motorizações, é previsível que o Stonic venha a contar com soluções como o três cilindros de 1,0 litros que a marca já apresenta no Rio, ou até mesmo o novo 1.4 estreado no Hyundai i30. Sendo que, em alguns mercados, como provavelmente o português, poderá existir igualmente um diesel, muito provavelmente o 1.4 CRDi.

Aguardado lá mais para o final do ano, o novo pequeno SUV deverá ser apresentado ao público no próximo Salão Automóvel de Frankfurt (de 14 a 24 de Setembro), sendo que, por apurar, continua se o modelo estará disponível apenas com tracção dianteira, ou se, pelo contrário, contará igualmente com uma versão 4×4.