É a capital do Norte e não tem só o Douro a seus pés. Pouco a pouco, o Porto vai somando galardões lá fora, afirmando-se como um destino capaz de bater rivais de peso, como as capitais europeias Paris, Roma, Berlim, Praga, Londres, Madrid, Bruxelas ou Amesterdão. Já tinha acontecido em 2012 e em 2014, e voltou a acontecer em 2017: o Porto foi eleito o melhor destino europeu, numa votação que colheu votos de viajantes de 174 países, e em que a segunda maior cidade de Portugal derrotou paragens pitorescas como San Sebastian, Gdansk, Stari Grad, Sozopol ou Wilg Taig.

Mas, afinal, o que tem a Invicta de tão especial? Ora aí está uma pergunta a que não conseguimos dar resposta, sem nos fazer à estrada. Só que foi aí que nos deparámos com um problema…

O problema

Calma, está tudo controlado. Não tivemos nenhum furo e nem estoirámos o orçamento para a viagem. O problema é que o Porto é um mundo. E o mundo, lamentavelmente, não cabe num vídeo de três minutos acerca de um destino que, no mínimo, demora três dias a ser explorado como dever ser – leia-se “vivido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A solução

É esta: um vídeo a pensar em todos aqueles que não têm tempo a perder e quer se interessam por ganhar e queimar calorias quase em simultâneo, oferecendo um (pequeno) vislumbre do que o Porto tem para oferecer. Ora veja:

[jwplatform KTyKAfJU]

Aguçámos-lhe a curiosidade? Era o objectivo! Se já estava a pensar em fazer as malas e rumar ao Norte, eis algumas sugestões – entre clássicos e improváveis – que pode tomar nota.

O que ver

Todas as alturas do ano são boas para visitar a cidade que deu o nome a Portugal, mas esta em particular é das melhores. Porquê? Porque vêm aí os Santos Populares e a tradição continua a ser o que era nas Festas de São João. O santo mais venerado do Porto põe crentes e não crentes em festa na noite de 23 para 24 de Junho, mas a cidade arrancou com a animação bem antes disso.

Mas além da música, da dança, dos petiscos e do fogo-de-artifício característicos desta época, há clássicos incontornáveis e intemporais. Descubra-os, ou reveja-os, nesta fotogaleria:

20 fotos

Onde ficar

A oferta hoteleira tem conhecido um boom nos últimos anos, o que se traduz numa oferta variada e adaptável às mais diferentes bolsas. Questionado o Turismo do Porto a esse propósito, disseram-nos que serão “70 ou talvez mais” o número de hotéis dispersos pela cidade.

Se o orçamento não constitui, para si, um constrangimento, alinhamos pela bitola do The Telegraph e sugerimos que se instale no Yeatman, um hotel vínico de luxo situado numa colina tranquila que oferece vistas fantásticas sobre a cidade e o rio.

Mas se gastar, no mínimo, cerca de 160€/noite não faz muito bem às suas finanças, saiba que há alternativas a ter em conta e mais em conta. Numa parceria com a Lifecooler, seleccionámos três propostas de alojamento para quem pretende encontrar um retiro digno desse nome e, ainda assim, sem custar uma exorbitância. Avalie por si mesmo:

3 fotos

Onde comer

Esqueça a dieta, porque o Porto tem iguarias de comer e chorar por mais. Há especialidades que é obrigatório provar para aprovar, e uma série de casas onde não faltam na ementa as afamadas especialidades da região: desde a tão falada Francesinha, passando pelas Tripas à Moda do Porto e o Bacalhau à Gomes de Sá. Se provar e quiser repetir, as receitas estão aqui (com o carimbo oficial do Turismo do Porto). Atreva-se a experimentá-las e a levar para a sua cozinha os cheiros e os sabores do Norte.

Mas, da mesma maneira que quem vai a Itália não tem de saciar o apetite só com pastas, quem ruma à Invicta tem muitas mais opções para agradar ao paladar. Tudo depende de quanto quer gastar e com que intuito. Por exemplo, e que tal um jantar romântico, em plena Boavista? Já se prefere jantar ou almoçar na Praia de Matosinhos, com fondue e sangria, rume ao Cheddar – Grill & Fondue. Quebra a rotina, com certeza! E se está numa de sugestões mesmo out of the box, considere a possibilidade de descobrir as cores e os sabores da mesa helénica no Hellenikon. Bom apetite.

O que fazer

Não tem que seguir à letra o que lhe propomos no vídeo. Há muitas e deliciosas formas de o fintar, aí residindo o grande encanto do Porto: a capacidade de agradar a todos, por muito distintos que sejam os gostos de cada um! Fique com três opções, actualmente em promoção. Sendo que todas metem água, de uma ou de outra forma… Azul oblige!

3 fotos