É simples: quanto mais potente e profundo é o uivo destes macacos uivadores, menores são os seus testículos. Um capricho da Natureza.

Se falassem, certamente estes grandes rugidores perguntariam: mas porquê?! E é nesta altura que a seleção natural de Darwin entra em cena. É verdade que vivem rodeados de fêmeas. São machos dominantes e mandam no território. Mas são apenas capazes de um desempenho medíocre quando chegam ao momento de acasalar. A voz serve-lhes para encantar parceiras e afugentar quem ameace o seu harém e as suas crias, mas é pura fachada. E aqui é altura para dizer: qualquer semelhança com o mundo dos humanos é mera coincidência.

Mais sorte têm os macacos-uivadores de falinhas mansas. Têm de lutar pelas fêmeas e até partilhá-las às vezes. Rugem pouco, mas foram brindados com testículos pujantes e desempenho sexual invejável. Com tal desembaraço conseguem acasalar incansavelmente. Os mais silenciosos têm, assim, mais oportunidade de reproduzir-se e perpetuar os seus abençoados genes.

Estranho? O que não faltam são coisas estranhas na natureza!

[jwplatform 1GXxgjTZ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR