Cinco trabalhadores de uma central nuclear japonesa foram expostos a altos níveis de radiação depois de um saco com plutónio ter alegadamente rebentado. O incidente aconteceu durante uma inspeção ao equipamento na passada terça-feira.

O imprevisto sucedeu no centro de pesquisa e desenvolvimento de Oarai, uma instalação para o estudo de combustível nuclear que envolve plutónio, no norte de Tóquio. A contaminação foi encontrada nas narinas de três trabalhadores, um sinal que estes inalaram poeira radioativa, afirmou a Agência Japonesa de Energia Atómica (JAEA). Para além disso, todos tinham material radioativo nos seus corpos, depois de retirarem o fato protetor e tomarem banho.

Masataka Tanimoto, porta-voz da agência, disse que um dos homens tinha altos níveis de plutónio nos pulmões. O funcionário, de 50 anos, terá aberto o recipiente onde estariam cerca de 300 gramas de plutónio e urânio, que foram libertados do saco rebentado.

A exposição criou grande preocupação por causa do risco de cancro. Pode não ameaçar a sua saúde de imediato, mas terá efeitos no futuro que faz com que tenha de ser monotorizado regularmente, explicou Makoto Akashi, médico do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas, à Associated Press.

A investigação a possíveis violações de segurança nas instalações está a ser feita pelas autoridades competentes.

O Japão possui grandes quantidades de plutónio, o que tem gerado muita polémica. Os críticos afirmam que o Japão deve deixar de fazer extração e e em resposta o Japão planeia queimar o plutónio em reatores convencionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR