Depois de ter partilhado um vídeo em que recorreu a uma “belíssima fatia de bolo de chocolate” para captar a atenção do presidente norte-americano, a 24 de maio — numa referência ao que o próprio contou estar a saborear, num jantar com o presidente chinês Xi Jinping, quando em abril passado deu a ordem para largar 59 mísseis Tomahawk sobre a Síria –, Vicente Fox, presidente do México entre 2000 e 2006 voltou a atacar Donald Trump.

Num vídeo de quatro minutos publicado na sua conta de Twitter (onde, desde a tomada de posse, a 20 de janeiro deste ano, tem provocado Trump sempre que pode), Fox, de 74 anos, relembra o americano de que “o México não vai pagar o c****** do muro!”

Primeiro explica-lhe, mais uma vez com um exemplo prático e pessoal (vários media revelaram recentemente que o norte-americano e a mulher, Melania, dormem em quartos separados), que isso nem sequer faz sentido: “Olha para estes detalhes que especificaste: o muro deve ter pelo menos cinco metros e meio de altura e dois de espessura e deve ser agradável à vista do lado americano. Donald, vá lá, meu, por que motivo é que nós iríamos pagar uma coisa bonita que nem sequer conseguimos ver? Isso seria como casar com uma modelo que nem sequer dorme na mesma cidade”.

Depois, dá-lhe uma série de sugestões para gastar os 25 mil milhões de dólares em que o muro entre EUA e México (transponível com uma mera escada de 25 dólares, diz também) está orçamentado. A saber: acabar com a fome no mundo por um ano; dotar o planeta inteiro de água potável durante três anos; pagar o trabalho de 50 mil professores ao longo de uma década, ou patrocinar os estudos superiores de 250 mil alunos. “Não será um legado melhor do que construir um muro de ódio desprovido de qualquer sentido?”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR