Um novo vídeo, captado por um sistema de câmaras de vigilância, mostra o momento em que os autores dos ataques de 3 de junho, em Londres, foram abatidos pela polícia em Borough Market. O ataque — que vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas — começou com um atropelamento na Ponto de Londres e terminou com esfaqueamentos e um tiroteio em Borought Market, uma zona de bares e restaurantes não muito longe dali, durante a noite.

As imagens, divulgadas através das redes sociais, mostram o momento em que os três terroristas, Khuram Butt, Rachid Redouane e Youssef Zaghba, depois de tentarem entrar um bar, atacam um homem que passava na rua. O vídeo captou também a chegada da polícia ao local e a morte dos atacantes.

No domingo, a polícia de Londres indicou que oito agentes armados tinham disparado contra os três autores dos ataques na Ponto de Londres e em Borough Market. Em declarações aos jornalistas, o chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard, Mark Rowley, disse que a polícia acredita que todos os atacantes foram abatidos, mas que as investigações vão continuar.

Um comunicado emitido pelo IPCC, o organismo que investiga as queixas apresentadas contra as forças policiais, citado pelo The Guardian, refere que foram disparado 46 tiros por três agentes da Polícia de Londres e quatro da Polícia Metropolitana. De acordo com a informação divulgada por Mark Rowley, um um homem que não estava envolvido no ataque acabou por ser ferido acidentalmente.

Ainda segundo o IPCC, o vídeo captado em Borough Market está a ser examinado. “Acreditamos ser relevante para a nossa investigação”, refere o comunicado. Contactada pelo The Guardian, a Polícia Metropolitana disse ter conhecimento de que as imagens estavam a circular na Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR