Foi na mais recente reunião de accionistas da Tesla que o seu CEO, Elon Musk, deu a conhecer os primeiros dados relativos ao próximo lançamento da marca californiana. Como já se antevia, trata-se de um SUV compacto, baptizado como Model Y, a lançar já em 2019. E, pela imagem que pretende ilustrar a silhueta deste novo modelo, curiosamente desprovido de espelhos retrovisores exteriores, parece óbvio que são vários os elementos de design oriundos do Model 3, a proposta mais acessível da Tesla, a apresentar oficialmente já no próximo mês de Julho.

Segundo Elon Musk, o Model Y será fabricado “de uma forma como um automóvel nunca antes foi construído”, daqui se depreendendo que o modelo contará com uma plataforma específica, diferente da Model 3, estando a sua produção a cargo de uma nova fábrica, uma vez que está praticamente esgotada a capacidade da unidade fabril de Fremont, de onde saem os Model S e Model X, e de onde também sairá o Model 3. Ao mesmo tempo, Musk prevê que o investimento necessário para desenvolver o Model Y seja bastante inferior ao exigido pelo Model 3, provavelmente em cerca de metade.

Reconhecendo que há quem critique o facto de a Tesla ter decidido não recorrer à plataforma do Model 3 para desenvolver o Model Y, Elon Musk justifica a decisão ao considerar ter sido um erro ter desenvolvido o Model X a partir da plataforma do Model S: “Teria sido melhor conceber um SUV da forma como um SUV deve ser concebido.” Rematando que, muito provavelmente, a procura pelo Model Y superará a do Model 3, para o qual a Tesla terá já cerca de 400 mil pré-encomendas. Algo que também já tinha sido antevisto para o Model X em relação ao Model S, mas que até hoje está por concretizar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR