O caso remonta a 1977. Nesse ano, Roman Polanski é acusado de violar Samantha Gailer Geimer que, na altura, era menor de idade. Esta sexta-feira está marcada uma audiência no tribunal de Los Angeles e o advogado do cineasta terá indicações de que a vítima vai pedir para encerrar o caso.

Samantha tinha apenas 13 anos quando, em 1977, o cineasta Roman Polanski teve relações sexuais com a menor. O franco-polaco é acusado também de ter drogado e obrigado Samantha a beber. Passados 40 anos, a vítima já o perdoou e o caso ainda segue em tribunal, mas o advogado do realizador diz que a vítima vai pedir para que o caso seja encerrado.

Nos últimos anos, Samantha admitiu ter perdoado Polanski e defendeu até o fim do julgamento por este não representar um perigo para a sociedade.

Diz o advogado que a vítima está farta de que o caso se arraste por mais de 40 anos e que esta tem pedido para que o caso seja encerrado. A mesma fonte garante que a vítima quer ajudar Polanski a não ser mais punido em tribunal. Samantha Geimer chegou até a promover, em 2008, um documentário sobre a má conduta judicial no caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já fonte da justiça norte-americana, citado pelo The Guardian, diz que vai pedir ao tribunal que negue o pedido do advogado e de outros pedidos “na ausência de novos factos ou de novas circunstâncias”.

Roman Polanski ainda chegou a cumprir 42 dias de pena na prisão. Fugiu dos Estados Unidos e só voltava com a condição de não ser preso. Na altura, um juíz de Los Angeles disse que o cineasta não podia ditar os termos que voltaria aos Estados Unidos – neste caso, sem cumprir pena.

Roman Polanski admite violação mas só regressa aos EUA com garantia de que não será preso

Na última década Polanski já tinha sido detido na Polónia e na Suíça, mas ambos os países recusaram extraditá-lo.

Roman Polanski ouvido em tribunal polaco sobre extradição