Depois de ter apresentado no mercado norte-americano uma edição limitada – e ainda mais “venenosa” – do Focus RS, marcada pela inclusão de um novo diferencial autoblocante mecânico, entre outros aspectos, eis que a Ford decide fazer o mesmo do lado de cá do Oceano Atlântico, ainda que na forma de um pack opcional, de que fica apenas por saber o preço.

Semelhante àquilo que nos EUA é uma edição limitada deste desportivo, deste novo pack faz igualmente parte um visual específico, do qual se destaca a cor azul “Focus RS Nitrous Blue” com detalhes exteriores a preto no tejadilho, retrovisores e spoiler traseiro, jantes em liga leve de 19″ também pretas, pinças de travão Brembo com acabamento em azul e bancos Recaro com detalhes exclusivos em couro “Nitrous Blue”.

Mais importante do que todos estes itens é, sem dúvida, o autoblocante Quaife colocado sobre o eixo dianteiro, o qual limita o binário enviado para cada roda em função da sua capacidade de tracção, de forma a evitar o patinar da mesma.

Para os entusiastas da condução extrema, a aderência mecânica adicional proporcionada pelo LSD Quaife tornará ainda mais fácil acelerar em curva, em circuito, e aproveitar ao máximo a aceleração à saída da mesma. Esta nova configuração também oferece uma maior estabilidade e controlo mecânico em travagens a fundo e ajudará os condutores a preparar o carro para derrapagens com recurso ao modo Drift”, explica o recém-nomeado director da Ford Performance para a Europa, Leo Roeks.

Destaque ainda para soluções como a tracção total Ford Performance, que varia a distribuição de binário de frente para trás, enviando até um máximo de 70% do binário para o eixo traseiro. E também a vectorização dinâmica do binário, que utiliza conjuntos de embraiagens controlados electronicamente no eixo traseiro para enviar até 100% do binário disponível a qualquer uma das rodas traseiras, podendo mudar de um lado para o outro em apenas 0,06 segundos; a par do controlo vectorial do binário, que aplica automaticamente pequenas quantidades de força de travagem para limitar o patinar no eixo dianteiro.

Deste pack opcional fazem ainda parte o sistema de modos de condução e o já famoso modo Drift, para sobreviragens controladas em circuito, assim como o controlo de arranque, para um melhor desempenho na linha de partida, além de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos e uma velocidade máxima de 266 km/h.

Equipado com um motor EcoBoost de 2,3 litros e 350 cv de potência, o Ford Focus RS está disponível em Portugal a partir de 50.337€.

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