Atualidade

Salão de Tóquio. Americanos dizem não

Agendado para o final do ano, o Salão Automóvel de Tóquio, que nesta edição vai apostar no conceito do carro conectado, tem já três desistências garantidas: GM, FCA e Ford. Problemas de wireless?

Não sendo um dos eventos do género de primeira linha, o Salão Automóvel de Tóquio procura agora afirmar-se como um "show" de tecnologia, procurando dar a conhecer as tendências do amanhã. Nomeadamente, novas formas de mobilidade, o car-sharing ou os sistemas logísticos inteligentes

O próximo Salão Automóvel de Tóquio, com realização prevista para o período entre 27 de Outubro e 5 de Novembro, será um evento dedicado à conectividade no automóvel e a todas as tendências “para além do motor”. Sendo, no entanto, já certo que entre os fabricantes que procurarão dar a conhecer as suas mais recentes conquistas nestes domínios não estarão os três gigantes de Detroit: General Motors (GM), Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Ford Motor Company. Ao que consta, não propriamente por questões relacionadas com o wireless

A verdade é que, especialmente no caso da GM e da Ford, a decisão não se trata propriamente de uma novidade, já que ambos os construtores não marcam presença no certame nipónico há quatro edições. Aliás, como justificação para aquele que será o quinto ano consecutivo de ausência estará o facto de, no caso da Ford, ter abandonado o mercado nipónico em 2016, deixando de comercializar aí carros. Já a GM mantém-se, mas como uma marca de nicho, com as suas vendas centradas na mais na luxuosa Cadillac, assim como em alguns Chevrolet Corvette e Camaro.

Quanto à FCA, que em 2015 tinha sido o único fabricante norte-americano a marcar presença em Tóquio, com a Jeep, este ano nem mesmo essa representação terá. Com os concessionários japoneses a avançarem como (fraca) explicação a necessidade de focarem os seus esforços no marketing, visando uma futura maior implementação. Recorde-se que a Jeep é, actualmente, a marca norte-americana de maior sucesso no Japão, ocupando o 7.º lugar entre os fabricantes estrangeiros.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site