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Porsche

Só para 500. Novo 911 Turbo S Exclusive Series

A divisão de personalização da Porsche mudou de nome e esta é a sua primeira criação. O 911 Turbo S Exclusive Series tem edição limitada a 500 unidades, custando quase 300.000€.

Autor
  • António Sousa Pereira

Esmerou-se a Porsche na concepção do 911 Turbo S mais exclusivo e potente de sempre, e parece não ter havido área que a marca de Estugarda tenha deixado intocada para fazer desta uma proposta muito especial. E é bom que assim seja, já que cada um dos 500 exemplares desta série especial, apropriadamente denominada 911 Turbo S Exclusive Series, e já disponível para encomenda em Portugal, custa nada menos do que 297.875€.

Integralmente construído à mão na fábrica de Zuffenhausen, pela nova divisão Exclusive Manufaktur da Porsche (anteriormente conhecida como Porsche Exclusive), o novo 911 Turbo S Exclusive Series apenas é proposto na versão coupé e conta, desde logo, com um kit de potência exclusivo, que lhe permite oferecer mais 27 cv do que a versão standard. Com o motor Boxer de 3,8 litros a disponibilizar, aqui, 607 cv de potência e um binário máximo de 750 Nm, constante entre as 2.250 rpm e as 4.000 rpm.

Valores que permitem ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 2,9 segundos, sendo os 200 km/h alcançados ao fim de apenas 9,6 segundos, para uma velocidade máxima de 330 km/h – e isto sem que o consumo combinado homologado se tenha alterado face à versão de série, mantendo-se nos 9,1 l/100 km.

Ainda no capítulo mecânica, sublinhe-se que do equipamento de série do 911 Turbo S Exclusive Series fazem parte elementos como o eixo traseiro direccional, o controlo dinâmico do chassi PDCC, a suspensão activa PASM, os travões carbocerâmicos PCCB, o Pacote Sport Chrono e as jantes de 20” com porta de aperto central.

Mas como a este nível quase tão importante quanto ser é parecer, o 911 Turbo S Exclusive Series também conta com inúmeros factores distintivos de pendor mais estético. Por exemplo, a exclusiva cor Amarelo Ouro metalizada que reveste a carroçaria (embora também possa ser encomendado numa gama de outras cores), a mesma que é utilizada no acabamento das jantes pintadas de preto, através de uma nova tecnologia por laser, e no logótipo da Porsche aplicado sobre as pinças de travão, também pintadas de preto – no que é a primeira vez que tal combinação cromática é utilizada neste elemento. Em carbono são construídos o capot, o tejadilho e as saias laterais, contando os dois primeiros com duas listas visíveis neste material, enquanto que, na traseira, marcam presença o Pacote Turbo Aerokit, o novo deflector as tomadas de ar em carbono e as duas ponteiras de escape em preto.

Para incrementar o luxo e a exclusividade a bordo, o habitáculo conta com bancos desportivos reguláveis electricamente em 18 vias, e revestidos por duas camadas de pele perfurada. Os assentos exibem na sua zona central duas faixas em Amarelo Ouro, a mesma cor utilizada nos pespontos e na sigla Turbo S bordada nos encostos de cabeça, assim como na faixa dupla aplicada no revestimento em Alcantara do tejadilho. Referência, ainda, para os frisos decorativos do pacote interior em carbono com um entrelaçado de fios de cobre, para as soleiras das portas em carbono com a inscrição Exclusive Series iluminada, e para a placa identificativa de cada exemplar desta edição limitada, colocada no tablier, defronte do lugar do passageiro.

A Porsche não desperdiçou esta oportunidade também para criar alguns acessórios exclusivos para o novo 911 Turbo S Exclusive Series. É o caso do conjunto de malas em pele, concebido à medida da bagageira do modelo, e proposto por 5.658€. E do cronógrafo da Porsche Design, configurado com o mesmo desenho do veículo e igualmente limitado a 500 unidades – um relógio com caixa em titânio, mostrador em carbono com acabamento na mesma cor da carroçaria, rotor de desenho inspirado no das jantes do modelo e mecanismo de corda com coroa de aperto central e escudo da Porsche.

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