Existem os clientes exclusivistas. E, depois, existem os outros, os que querem uma coisa inimitável, verdadeiramente singular. É precisamente a pensar nestes últimos que um novo pequeno fabricante italiano de superdesportivos, denominado FV-Frangivento, decidiu construir o Charlotte – um superdesportivo eléctrico desconcertante, porque até um aquário de peixes tem no seu interior.

O Frangivento Charlotte é uma criação do designer italiano Giorgio Pirolo, o qual afirma ter ido buscar a inspiração para este seu trabalho ao Mar Mediterrâneo. Explicando inclusivamente que a escolha da pele, da Alcantara e da madeira para o interior do habitáculo, visou replicar os reflexos da água – o que, reconheça-se, faz com que também a inclusão de um aquário de água salgada faça sentido. Ou, pelo menos, algum…

“Os ocupantes dos dois únicos lugares sentir-se-ão como se estivessem a mergulhar no oceano, graças às duas ‘ondas’ que envolvem os bancos Sarco, até aos painéis das portas”, refere o fabricante, em comunicado, acrescentando que “os peixes Nemo e Dory surgem a nadar no aquário”. De resto, no fundo do aquário, está uma pequena garrafa com os nomes daqueles que participaram neste projecto.

Ainda sobre o habitáculo, a Frangivento afirma que “dá a imagem de um moderno loft”, graças aos painéis interiores Modena, ao luxuoso folheado 3W Tous Bois e à pele exclusiva fornecida pelo Atelier. Já os controlos, incluindo a alavanca das mudanças, foram esculpidos a partir de jóias Zampieri 1828 de Pádua, mas em pura prata. Quanto à angular exterior, foi inspirada “na forma triangular que possui a ilha da Sicília”.

A propulsão é garantida por um conjunto de baterias de 70 kWh, que a Frangivento diz serem capazes de assegurar uma potência máxima de 885 cv. E que, por sua vez, permite ao Charlotte atingir a velocidade máxima anunciada de 305 km/h, com acelerações dos 0 aos 100 km/h em 2,6 segundos.

Com um peso ligeiramente acima dos 1.500 kg, o Frangivento Charlotte será disponibilizado por um preço a rondar os 1,5 milhões de euros. Valor que, garante o fabricante, contempla já toda a tecnologia que permitirá a este superdesportivo italiano conduzir-se sozinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR