Um avião da Easyjet que fazia a rota entre Liubliana, a capital eslovena, e Londres, aterrou de emergência, no sábado, no aeroporto alemão de Colónia-Bona, depois de vários passageiros alertarem que três homens mantinham uma conversa de “conteúdo terrorista”.

Em comunicado, emitido esta madrugada, o Ministério Público e a Polícia de Colónia informaram que, após a aterragem, os três homens foram detidos e os sapadores detonaram, de forma controlada, uma das suas mochilas, que está a ser analisada. Segundo o relato das autoridades, os passageiros alertaram a tripulação sobre a conversa suspeita e o capitão decidiu alterar a rota e aterrar no aeroporto alemão, onde se estabeleceu uma área de segurança.

Os três suspeitos foram detidos por agentes da polícia federal e transportados para serem interrogados, no âmbito de uma investigação por “suspeita de preparar um delito grave contra a segurança de Estado”. Após inspecionarem a mochila de um deles, decidiram detoná-la de forma controlada fora do avião, que foi revistado pela polícia com cães treinados para deteção de explosivos.

Os cerca de 150 passageiros que seguiam a bordo foram retirados do interior, enquanto vários aviões que deveriam aterrar naquele aeroporto foram obrigados a desviar a rota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR