O Irão enviou cinco aviões com produtos alimentares para o Qatar após o embargo imposto a este emirado pela Arábia Saudita, os Emirados Árabes e o Bahrein, disse Sharokh Noushabadi, porta-voz da companhia Iran Air. A informação é avançada pela Agência France Presse.

“Até ao momento, cinco aviões carregados com cerca de 90 toneladas de produtos alimentares e de legumes foram enviados para o Qatar. Um sexto deve partir ainda hoje”, declarou Noushabadi.

“Continuaremos a enviar até o Qatar nos pedir”, acrescentou, sem precisar se se trata de uma ajuda ou de uma transação comercial.

Por outro lado, “foram também carregadas 350 toneladas de produtos alimentares em três pequenos barcos” para ser enviadas para o Qatar, segundo Mohammad Bonchari, diretor do porto de Dayyer (sul do Irão), citado pela agência de notícias Tasnim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O porto de Dayyer, situado na província de Bouchehr, fica de frente para o Qatar.

O Qatar encontra-se isolado depois da decisão tomada na segunda-feira pela Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, o Egito e o Iémen de cortarem relações diplomáticas com Doha, acusada de “apoiar o terrorismo” e de se aproximar do rival iraniano.

Esta rutura concretiza-se pela interrupção das ligações aéreas, marítimas e terrestres com o pequeno emirado, que importa uma grande parte dos produtos que consome.

A Arábia Saudita fechou a fronteira terrestre pela qual transita 40% do aprovisionamento alimentar.

O Irão, tal como a Rússia e a Turquia, propõe um diálogo para resolver a crise. O Irão chiita e a Arábia Saudita sunita opõe-se a todas as crises regionais, nomeadamente na Síria, no Iémen, no Iraque e no Bahrein.

Desde o início da crise, o Irão abriu igualmente o seu espaço aéreo aos voos de e para o Qatar.

Uma centena de aviões suplementares atravessou o céu do Irão, num aumento de 17% dos voos internacionais, segundo um responsável da aviação civil, citado pela agência oficial Irna.