Logo Observador
Land Rover

Evoque e Discovery Sport recebem novos motores Ingenium

A gama da Land Rover foi alargada com a introdução de dois novos motores a gasolina na oferta do Evoque. A que se junta o motor turbodiesel de 240 cv, a partir de agora também no Discovery Sport.

Autor
  • António Sousa Pereira

A Land Rover não pretende deixar de capitalizar o êxito registado por um dos seus modelos mais bem-sucedidos de sempre, e acaba de anunciar a introdução de dois novos motores a gasolina, e de uma nova versão do motor turbodiesel, na gama do Range Rover Evoque.

Todos os propulsores em questão fazem parte da família de motores Ingenium da Jaguar Land Rover, caracterizados por recorrerem ao mesmo bloco de 2,0 litros, com a mesma capacidade unitária, independentemente do seu ciclo de funcionamento, ou seja, de consumirem gasolina ou gasóleo. Esta é, também, a primeira vez que todas as unidades a gasolina desta família são disponibilizadas num modelo da Land Rover.

Os novos motores a gasolina Si4 do Evoque são sempre combinados com a tracção total e a caixa automática, estando a variante de 240 cv e 340 Nm disponível em todas as versões de carroçaria do Evoque, e prometendo ser 15% mais eficiente do que o anterior motor GTDi com o mesmo nível de potência. O consumo médio anunciado é de 7,3 l/100 km, para emissões de CO2 de 165 g/km, sendo que os preços têm início nos 54.217€ pedidos pelo Evoque SDi4 de cinco portas com nível de equipamento Pure.

Já o Si4 de 290 cv e 400 Nm apenas pode ser combinado com as carroçarias de cinco portas e coupé, e permite ao Evoque cumprir os 0-100 km/h em 6,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 231 km/h, para emissões de CO2 de 173 g/km. Preços a partir de 75.867€ na versão de cinco portas com nível de equipamento HSE Dynamic.

No caso da nova proposta diesel, vem juntar-se às já existentes Td4 de 150 cv e tracção apenas dianteira, e à Sd4 de 180 cv. O novo Evoque Sd4 de 240 cv, com dupla sobrealimentação, está disponível em todas as versões de carroçaria (cinco portas, coupé e cabrio), oferece ainda um binário máximo de 500 Nm, é sempre proposto com tracção integral e caixa automática, anuncia emissões de CO2 de 153 g/km e é comercializado em Portugal por valores a partir de 75.255€ (versão de cinco portas com nível de equipamento SE Dynamic).

Este mesmo motor passa a integrar a oferta também do Discovery Sport, em que é igualmente combinado em exclusivo com a transmissão integral e a caixa de velocidades automática – juntando-se às suas versões de 150 cv e 180 cv. Custa 71.754€ quando combinado com o nível de equipamento SE (77.587€ no nível HSE e 83.890€ com o nível HSE Luxury).

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt