Há três equipas confirmadas no Mundial: a Rússia, que organiza; o Brasil, que lidera a fase sul-americana de qualificação; e o Irão de Carlos Queiroz, que venceu esta noite o Uzbequistão por 2-0. E é histórico: o treinador português conseguiu pela quarta vez comandar uma equipa até à fase final de um Campeonato do Mundo, depois de ter alcançado o feito com África do Sul (2002), Portugal (2010) e Irão (2014 e 2018).

O Irão começou por passar o grupo D da segunda fase (ficou isento da primeira) no primeiro lugar com seis vitórias e dois empates, eliminando Omã, Turcomenistão, Guam e Índia. Agora, na terceira fase, conseguiu garantir uma das duas vagas de acesso ao Mundial do grupo A com seis triunfos e dois empates – quando faltam ainda dois jogos por disputar – e uma particularidade: em oito jogos, não sofreu qualquer golo.

Mundial2018. Brasil qualifica-se e é o primeiro a juntar-se à Rússia na fase final

Nesta última fase, o Irão venceu em casa Coreia do Sul (1-0), Usbequistão (2-0), China (1-0) e Qatar (2-0). Fora, os comandados de Carlos Queiroz empataram a zero com a Síria e a China, vencendo pela margem mínima Usbequistão e Qatar. Ou seja, 720 minutos sem consentir qualquer golo.

Além do Irão, e da Rússia, que organiza o Campeonato do Mundo do próximo ano, apenas o Brasil conseguiu já assegurar presença na Rússia: com 33 pontos, conseguidos com dez vitórias, três empates e uma derrota, os canarinhos conseguiram assegurar a qualificação a quatro encontros do final da zona sul-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR