O presidente da FIFA, Gianni Infantino, mostrou-se satisfeito com o funcionamento do sistema de vídeo-árbitro (VAR) no recente Mundial de futebol de sub-20, disputado na Coreia do Sul.

Foi uma grande oportunidade para os árbitros testarem o protocolo VAR numa competição importante. Estamos muito felizes com os resultados e esperamos ainda fazer melhorias.”

De acordo com o líder da FIFA, “a próxima oportunidade para testar e afinar o sistema vai ocorrer na Taça das Confederações”, que vai ser disputada na Rússia e conta com a presença de Portugal, na qualidade de campeão europeu.

O vídeo-árbitro, que está em fase experimental, foi utilizado em todos os jogos do Mundial de sub-20, sendo que foi aplicado em 15 ocasiões, sendo que em 12 delas as decisões iniciais dos árbitros foram modificadas.

O sistema VAR vai ser aplicado em Portugal na próxima época, em todos os jogos da I Liga portuguesa.

Além de se mostrar satisfeito com o vídeo-árbitro, Infantino aproveitou também para felicitar a campeã Inglaterra e elogiar a ‘vice’ Venezuela, finalistas de uma prova que foi “um grande êxito, com grande futebol”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR