Theresa May decidiu adiar por “alguns dias” a votação da proposta de Governo, que estava inicialmente agendada para a próxima segunda-feira, 19 de junho. A decisão, anunciada pela BBC, foi tomada no mesmo dia em que a primeira-ministra britânica se vai encontrar com deputados do Partido Conservador. A reunião acontece numa altura em que a sua liderança é posta em causa depois de ter perdido a maioria absoluta na sequência das eleições antecipadas da semana passada.

Nas eleições de 8 de junho, convocadas por Theresa May em abril depois de acionar o artigo 50, que inicia formalmente o Brexit, a primeira-ministra conservadora conquistou 317 deputados e ficou a depender do Partido Unionista Democrático, da Irlanda do Norte, para chegar a uma maioria absoluta.

Este fim-de-semana, Downing Street informou que, depois de uma conversa telefónica entre Theresa May e Angela Merkel, o início das conversações para o Brexit aconteceria ainda no mês de junho. Porém, a versão europeia do Politico referiu que a primeira-ministra britânica se comprometeu com a data de 19 de junho.

Seja como for, já nesta segunda-feira, mas antes de ser noticiado que 19 de junho já não seria o dia do discurso da Rainha, o ministro do Brexit, David Davis, deu a entender que iria haver uma atraso nas negociações do Brexit, também agendadas para começarem dia 19 de junho. “Talvez não seja na segunda-feira porque também temos o discurso da Rainha nessa semana e eu vou ter de pronunciar-me quanto a isso”, disse, ainda de essa data ter sido adiada.

Partindo da ideia de que as negociações para o Brexit só começarão quando o próximo Governo for aprovado, é ainda possível que as negociações comecem em junho — mas também não é garantido que o seu início não esteja mais distante do que inicialmente previsto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR