Logo Observador
Sismo

Sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter abala costa oeste da Turquia e ilhas gregas

Um sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira na costa oeste da Turquia, tendo também abalado as ilhas gregas de Samos e Lesbos. Há registos de pelo menos 10 feridos.

Para já não há danos significativos registados

ULISES RODRIGUEZ/EPA

Um sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter foi registado, esta segunda-feira, pelas 15h28 locais (13h28 de Portugal Continental), a 84 quilómetros de Izmir, no mar Egeu, segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrânico. Além da costa oeste da Turquia, também as ilhas gregas de Samos e Lesbos sentiram o abalo.

Para já, na Turquia não foram registados quaisquer danos significativos, ao contrário de Lesbos, onde as informações apontam para, pelo menos, 10 feridos, segundo a Associated Press.

Responsáveis do governo grego, sismólogos e outros especialistas em respostas rápidas estão a deslocar-se de Atenas para Lesbos para calcular os estragos.

Os terramotos são quase uma ocorrência diária naquela zona. Em outubro de 2011, mais de 600 pessoas morreram na cidade oriental turca de Van, após um terremoto de 7,2 de magnitude e das fortes réplicas. E em 1999 dois grandes terremotos mataram cerca de 20 mil pessoas no noroeste, segundo a Reuters.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mcarrico@observador.pt
Desastres Naturais

8,9 na escala de Richter

Paulo de Almeida Sande

Há coisas verdadeiramente inevitáveis. Mas o rigor na prevenção, o realismo na planificação e a persistência na acção são cruciais para minorar as consequências das tragédias, até as mais inevitáveis.