Depois do sucesso obtido no lançamento em Itália, com mais de 25 mil visitantes a passarem no primeiro dia pelos concessionários, e mais de 6.000 a realizarem test drives, o primeiro SUV da história da Alfa Romeo, o Stelvio, arrancou já com a comercialização também em Portugal, anunciando ambições igualmente de boas prestações comerciais. Fruto, desde logo, de uma ampla gama de motores e preços a partir de 49.700€. Isto, já com motorização turbodiesel de 2,2 litros e 150 cv, associada a uma caixa automática de oito velocidades.

Disponível no mercado transalpino desde Fevereiro, onde segundo dados avançados pelo fabricante é já a proposta mais vendida na sua categoria, com 11,8% de quota, o Alfa Romeo Stelvio chega assim ao nosso país já com uma áurea de sucesso. Sustentada não apenas num design marcante e inquestionavelmente italiano, mas também em promessas de equipamento completo, motores a gasolina e a gasóleo eficientes e de altas prestações, e temperamento desportivo.

Também a contribuir para este último atributo, uma oferta que, em termos de motorizações e no que ao gasóleo diz respeito, começa no já referido 2.2 Turbodiesel de 150 cv e transmissão automática de oito relações, disponível com os níveis de equipamento de entrada Stelvio (49.700€) e intermédio Super (52.200€). Tendo depois continuidade em duas variantes mais potentes deste mesmo propulsor: uma com 180 cv, a mesma caixa automática e nível de equipamento Super, por 53.700€; e uma outra, com 210 cv, caixa automática, nível de equipamento Super , mas também já com tracção integral Q4, por 57.200€.

A gasolina, possibilidade de optar entre duas variações do mesmo 2.0 Turbo, sempre acoplado a caixa automática de oito velocidades e com tracção integral Q4. Com a versão menos potente a anunciar 200 cv e a ser proposta em dois níveis de equipamento, Stelvio (51.700€) e Super (54.200€), ao passo que a mais potente advoga 280 cv e apenas um nível de equipamento, o mais completo e exclusivo First Edition, por 65.000€.

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Em termos de equipamento, destaque para as várias possibilidades de personalização, com o Stelvio a poder exibir entre 13 cores de carroçaria e diferentes jantes (de 17 a 20”), ao mesmo tempo que conta, desde a versão de entrada, denominada precisamente Stelvio, com sistema Alfa Connect 6.5″, selector rotativo Alfa, sistema áudio de oito altifalantes, bancos revestidos a tecido preto (dianteiros deslizantes, reclináveis e com regulação em altura). Ao serviço da segurança, são de série o sistema integrado de travagem, aviso de transposição de faixa, e alerta de colisão frontal com travagem de emergência e reconhecimento de peões. Incluídos estão ainda os sensores de estacionamento, cruise control, porta da bagageira eléctrica e sensores de luminosidade e de chuva.

Já a versão intermédia, denominada Super, acrescenta a este lote de equipamento jantes de liga leve de 18″, estofos em pele técnica e tecido em três opções de cor: preto, preto/castanho e preto/vermelho. De resto, as mesmas três alternativas para o tabliê e para os painéis das portas, a que junta ainda a soleira da porta com aplicação em aço.

Como opcionais, o Alfa Romeo Stelvio Super pode reforçar os seus argumentos com o pack Lusso, sinónimo de bancos com revestimento em pele de flor integral (em preto, castanho, vermelho ou bege), com regulação eléctrica e aquecimento, e aplicações em madeira genuína, e o pack Sport, que inclui volante desportivo revestido a pele e com aquecimento, bancos em pele desportiva em preto, vermelho ou castanho, regulação eléctrica e com aquecimento, e aplicações em alumínio e pedais em aço.

Com tantos argumentos e soluções, resta agora esperar para ver qual será a receptividade do mercado português.

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