O PSD vai chamar ao Parlamento o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme Martins, e o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, para prestarem esclarecimentos sobre o incidente de domingo à noite, no Túnel do Marão.

“Queremos saber o que aconteceu exatamente, qual foi a capacidade de resposta e quais são os ensinamentos que se retiram daquele incidente que, felizmente, não fez vítimas”, disse esta segunda-feira à agência Lusa o deputado social-democrata Luís Leite Ramos, eleito pelo círculo de Vila Real.

O objetivo do PSD é ficar com a certeza de que o sistema de segurança do túnel está a funcionar em pleno e de que as pessoas podem ficar descansadas pela forma como as várias entidades, desde bombeiros, GNR ou IP responderam ao incêndio de um autocarro com 20 passageiros.

“Queremos saber se houve alguma descoordenação e falta atempada de resposta, tal como anunciaram os meios de comunicação social”, referiu Luís Leite Ramos.

Outra das questões colocadas pelo partido é se a decisão do Governo PS em transferir o sistema de monitorização e controlo de tráfego no túnel do Marão de Vila Real para Almada, no distrito de Setúbal, teve impacto na capacidade e tempo de resposta das organizações de socorro e forças de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luís Leite Ramos recordou que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, o socialista Rui Santos, fez uma conferência de imprensa em vésperas do Natal para denunciar questões de falta de segurança no túnel, mas já lá vão seis meses e até agora nada mudou, sublinhando não saber o que é que ele fez para inverter a situação.

Para já, o PSD quer ouvir apenas Guilherme Martins e António Laranjo, mas admite vir a ouvir mais entidades e responsáveis mediante a informação que forem obtendo sobre o caso.

O autarca de Vila Real exigiu a abertura de um inquérito exaustivo que relate o que correu bem e explicite o que correu mal.

O incêndio de um autocarro com 20 passageiros, da empresa Rodonorte, dentro do Túnel do Marão, ao quilómetro 74 da autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, obrigou, no domingo, ao corte do trânsito em ambos os sentidos, mas não causou vítimas.

Fonte do CHTMAD disse à Lusa que “quatro jovens pediram assistência por inalação de fumo”, mas foram situações “muito ligeiras”.

O trânsito no túnel foi reaberto no sentido Vila Real-Porto, às 6h30 desta segunda-feira, mas a normalização da circulação poderá só estar restabelecida “dentro de alguns dias”, informou a IP.

Túnel do Marão reabre ao trânsito no sentido Vila Real – Amarante

“O tráfego na galeria sul, no sentido Amarante-Vila Real, será reposto após se determinar com exatidão a extensão dos danos, o que será feito ao longo desta segunda-feira com as equipas da IP e das empresas construtoras e instaladoras”, indica a IP.

A Rodonorte, empresa proprietária do autocarro, anunciou no domingo que vai abrir um inquérito para apurar as causas do incêndio.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

O incêndio com o autocarro de passageiros foi o primeiro acidente do género, em dimensão, ocorrido num túnel em Portugal.