Com o crescente mercado do desporto eletrónico a bater recordes financeiros de ano para ano, com milhões de espectadores e entusiastas pelo mundo fora, Portugal não iria ficar atrás da tendência. Especialmente quando algumas consultoras como a Newzoo preveem o crescimento dos eSports (desportos eletrónicos) para os 700 milhões de euros no próximo ano, facto que tem atraído cada vez mais investidores e atenção sobre o fenómeno.

Foi recentemente anunciado pela BITZER aquela que se afigura como uma das maiores competições de eSports em terras lusas. A agência de eSports avança com a Superliga, uma competição em torno de Counter-Strike: Global Offensive e de League of Legends, que coloca em disputa um total de 20 mil euros em prémios – o maior em Portugal até à data. Para o CEO da BITZER, João Duarte, “a criação e o lançamento da Superliga integra-se na estratégia da agência de dinamizar o ecossistema nacional de eSports. A Superliga será a principal competição nacional e uma base sustentável para o crescimento de todas as associações e clubes nacionais.”

A Liga tem o início previsto para setembro e colocará oito equipas a lutarem entre si ao longo de 14 jornadas, para uma fase final em formato final four. A iniciativa procura dinamizar o ecossistema nacional de eSports e instituir-se como a principal competição nacional, fornecendo uma base sustentável para o crescimento de equipas nacionais, cuja competitividade ainda está longe de outros mercados mais desenvolvidos da Europa.

Ricardo Mota, Rubber Chicken

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR