Pelo menos 92 pessoas morreram nos últimos dias, no sudeste do Bangladesh, devido a deslizamentos de terras, depois de chuvas torrenciais de monção, anunciaram hoje as autoridades locais.

“As operações de socorro estão a decorrer. O balanço poderá agravar-se, já que várias zonas continuam isoladas do mundo”, disse o responsável da autoridade de gestão de catástrofes, Reaz Ahmed.

O maior número de vítimas até agora contabilizadas foi registado em comunidades tribais do distrito isolado de Rangamati, na fronteira com a Índia, onde 60 pessoas morreram, soterradas nas suas habitações.

“Algumas delas dormiam nas suas casas, na base de uma colina, quando os deslizamentos de terra aconteceram”, declarou o chefe da Polícia local, Sayed Tariqul Hasan.

“Retirámos alguns aldeões afetados para escolas e outros locais seguros”, acrescentou.

No distrito vizinho de Bandarban foram contabilizados seis mortos, entre os quais três crianças, e pelo menos outros 26 na região de Chittagong, onde a Polícia ordenou a retirada de milhares de pessoas que viviam em bairros de lata, na base de colinas.

As chuvas torrenciais da monção aconteceram duas semanas depois da passagem do ciclone Mora, que causou oito mortos e destruiu dezenas de milhares de casas.

Atingiram também a capital do Bangladesh, Dacca, e o porto de Chittagong, perturbando o tráfego durante horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR