Caso Lava Jato

Ex-governador do Rio de Janeiro condenado a 14 anos de prisão por corrupção

121

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão por corrupção e branqueamento de capitais num dos processos da operação Lava Jato.

CARLOS MAGNO/LUSA

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão por corrupção e branqueamento de capitais num dos processos da operação Lava Jato.

Sérgio Cabral, a sua mulher, Adriana Ancelmo, e outros três réus foram acusados de receber pagamento de vantagens indevidas a partir de um contrato da petrolífera estatal Petrobras com o Consórcio Terraplanagem Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A Comperj pertence a um grupo de empresas formado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão.

O ex-governador está preso desde novembro do ano passado, após ser acusado de chefiar um grande esquema de corrupção entre 2007 e 2014, período em que governou o Rio de Janeiro.

Ele foi condenado neste processo por ter recebido 2,7 milhões de reais (730 mil euros) em suborno, em valores de 2008, do consórcio da Comperj.

A mulher foi absolvida porque o juiz Sérgio Moro, responsável pelos casos de corrupção relacionados a Operação Lava Jato em primeira instância na vara da cidade de Curitiba, considerou que não existiam provas suficientes para ligá-la às acusações.

Esta foi a primeira condenação de Sérgio Cabral no processo da operação Lava Jato.

O ex-governador é réu em outras nove ações.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Incêndios

Estado de calamidade permanente

Rui Ramos

A demissão da ministra não é a solução de todos os problemas. Mas seria a solução de pelo menos um gigantesco problema: a falta de responsabilidade e de vergonha na governação. 

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site