O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia esta terça-feira uma visita de três dias aos EUA, para participar na 11.ª Cimeira Bienal Estados Unidos – África e no Fórum Parlamentar entre o Conselho Corporativo para África (CCA) e os congressistas norte-americanos. Filipe Nyusi vai ainda manter conversações oficiais com o Secretário do Estado norte-americano, Rex Tillerson, anunciou a presidência moçambicana.

O chefe de Estado vai encontrar-se também com instituições económico-financeiras e científicas e conceder audiências a diversas individualidades norte-americanas.

Nesta deslocação, o Presidente moçambicano far-se-á acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, da Presidência para Assuntos da Casa Civil, Adelaide Amurane, e da Indústria e Comércio, Max Tonela.

Filipe Nyusi será igualmente acompanhado pelo vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, e pelo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

Em abril, o embaixador norte-americano em Maputo, Dean Pittman, disse à Lusa que Moçambique vai estar no topo dos destinos de investimento norte-americano em África graças aos novos projetos de gás natural.

“Nós estamos muito satisfeitos de estar aqui como investidores” através de empresas privadas e a aposta no gás natural em Moçambique deverá estar entre “os maiores investimentos dos EUA em África”, referiu o diplomata.

A norte-americana Anadarko lidera um dos consórcios que identificou grandes quantidades de gás natural na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, enquanto a Exxon comprou 25% da Eni East Africa, que lidera um segundo consórcio na mesma bacia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR