Já anunciado como o primeiro automóvel da marca dos quatro anéis a contar, de série, com tecnologia de condução autónoma de nível 3, ou seja, capaz de conduzir-se sozinho, acelerando e travando sem intervenção humana, o futuro Audi A8 vai esgrimir ainda mais um argumento: a capacidade de estacionar-se sozinho, com o condutor já fora do automóvel.

A demonstração desta mais-valia acaba de ser feita pelo próprio fabricante de Ingolstadt, através de um vídeo, em que um pai, depois de ter levado o filho ao cinema – muito provavelmente a assistir ao filme “Spider-Man: Homecoming”, no qual o A8 participa -, chega a casa, toma a criança nos braços e, com o simples pressionar de um botão, faz o carro encaminhar-se sozinho para o interior de uma garagem ultra-moderna. Em suma, um mimo…

Recorde-se que a Audi tem previsto desvendar oficialmente a nova geração A8 durante o primeiro “Audi Summit”, que terá lugar em Barcelona, no dia 11 de Julho. Entretanto, muitos dos detalhes relativos ao futuro navio-almirante da marca dos quatro anéis foram já revelados, como é o caso, por exemplo, da tecnologia híbrida de 48V que, à partida acoplada a um V6, surgirá instalada em todas as versões. Ou, ainda, da plataforma em alumínio que supostamente garantirá uma maior rigidez torcional.

O modelo deverá contar igualmente com uma tecnologia que, assim que o condutor levanta o pé do acelerador, desliga automaticamente o motor de combustão, como forma de poupar combustível (quando a velocidades estabilizadas entre os 55 e os 160 km/h).

Igualmente state of the art é o avançado sistema Stop&Start, que, ajudado por uma câmara montada na frente do veículo, consegue detectar quando o veículo à frente retoma a marcha, colocando o motor do A8 prontamente em funcionamento, mesmo que o condutor esteja distraído. Solução que, defende o fabricante, permite retomar mais rapidamente a marcha, ajudando ao fluir do trânsito.

Finalmente, o futuro navio-almirante da Audi deverá contar ainda com tecnologia de condução autónoma, a qual permitirá ao sedan alemão conduzir-se a si próprio quando a velocidades até 56 km/h, solução denominada de Traffic Jam Pilot.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR