Logo Observador
Audi

A8 estaciona sozinho (com o condutor já em casa)

A Audi continua a elevar as expectativas relativamente ao futuro A8. Agora, com um vídeo que destaca a capacidade de o modelo estacionar sozinho, com o condutor já fora do carro. É só premir um botão.

Autor
  • Francisco António

Já anunciado como o primeiro automóvel da marca dos quatro anéis a contar, de série, com tecnologia de condução autónoma de nível 3, ou seja, capaz de conduzir-se sozinho, acelerando e travando sem intervenção humana, o futuro Audi A8 vai esgrimir ainda mais um argumento: a capacidade de estacionar-se sozinho, com o condutor já fora do automóvel.

A demonstração desta mais-valia acaba de ser feita pelo próprio fabricante de Ingolstadt, através de um vídeo, em que um pai, depois de ter levado o filho ao cinema – muito provavelmente a assistir ao filme “Spider-Man: Homecoming”, no qual o A8 participa -, chega a casa, toma a criança nos braços e, com o simples pressionar de um botão, faz o carro encaminhar-se sozinho para o interior de uma garagem ultra-moderna. Em suma, um mimo…

Recorde-se que a Audi tem previsto desvendar oficialmente a nova geração A8 durante o primeiro “Audi Summit”, que terá lugar em Barcelona, no dia 11 de Julho. Entretanto, muitos dos detalhes relativos ao futuro navio-almirante da marca dos quatro anéis foram já revelados, como é o caso, por exemplo, da tecnologia híbrida de 48V que, à partida acoplada a um V6, surgirá instalada em todas as versões. Ou, ainda, da plataforma em alumínio que supostamente garantirá uma maior rigidez torcional.

O modelo deverá contar igualmente com uma tecnologia que, assim que o condutor levanta o pé do acelerador, desliga automaticamente o motor de combustão, como forma de poupar combustível (quando a velocidades estabilizadas entre os 55 e os 160 km/h).

Igualmente state of the art é o avançado sistema Stop&Start, que, ajudado por uma câmara montada na frente do veículo, consegue detectar quando o veículo à frente retoma a marcha, colocando o motor do A8 prontamente em funcionamento, mesmo que o condutor esteja distraído. Solução que, defende o fabricante, permite retomar mais rapidamente a marcha, ajudando ao fluir do trânsito.

Finalmente, o futuro navio-almirante da Audi deverá contar ainda com tecnologia de condução autónoma, a qual permitirá ao sedan alemão conduzir-se a si próprio quando a velocidades até 56 km/h, solução denominada de Traffic Jam Pilot.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.