Tech Auto

AVC ao volante? Este carro pode salvar-lhe a vida

125

Há tecnologias que ajudam o condutor na sua função, ou que limitam os danos quando comete um excesso ou um erro de avaliação. Mas há uma solução que pode salvar-lhe a vida, se estiver em perigo.

Autor
  • Alfredo Lavrador

Imagine-se ao volante quando, de repente e sem que se aperceba, é vencido pelo cansaço e cai num sono profundo. Ou, mais grave ainda, sofre um AVC enquanto conduz e continua a deslocar-se a uma certa velocidade, a bordo de um veículo desgovernado, expondo-se – e aos restantes automobilistas que consigo partilham a via – a um risco considerável de se ver envolvido num acidente grave. Pois bem, esta assustadora realidade pertence agora ao passado.

Para lidar com situações como estas, a Volkswagen desenvolveu um sofisticado sistema de segurança, que apelida de Emergency Assist, que é capaz de detectar se o condutor está sonolento, como outros dispositivos que já existem no mercado, mas que depois vai mais longe, tentando acordá-lo através de avisos acústicos e ópticos, antes de passar à fase mais violenta de intervenção, em que recorre ao tensionamento abrupto dos cintos de segurança e a pequenas e bruscas travagens, tudo para acordar quem aparentemente se ferrou a dormir.

Nesta fase, sobretudo se continuar sem provas físicas que o condutor voltou a controlar o veículo, o Emergency Assist conclui que o condutor não se entregou aos braços de Morfeu, mas que pura e simplesmente desmaiou ou sofreu um AVC. E é sobretudo aqui que surgem as novidades: o dispositivo agora apresentado pela marca alemã liga os quatro piscas, para avisar os restantes veículos que algo de anormal se passa a bordo – reduzindo a probabilidade de ser embatido pela traseira –, reduzindo progressivamente a velocidade e encostando-se à faixa mais à direita, se for o caso, para depois parar por completo na berma.

O Emergency Assist integra o equipamento do novo Volkswagen Arteon – será incluído de série nas versões mais bem equipadas e como opcional nas restantes –, e constitui mais um exemplo dos automatismos destinados a incrementar a segurança na estrada que os fabricantes vão oferecer em cada vez maior quantidade, à medida que se aproxima a chegada ao mercado dos primeiros veículos com condução autónoma.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site