A Comissão Europeia questionou o Governo do Brasil sobre a fiscalização das carnes produzidas no país e colocou em causa a capacidade das autoridades brasileiras, noticiou esta quarta-feira o jornal brasileiro Folha de S.Paulo.

Citando trechos de uma carta enviada ao ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, pelo comissário de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia (UE), Vytenis Andriukaitis, o jornal indica que o bloco europeu tem dúvidas sobre a fiscalização sanitária dos produtos.

No comunicado, o representante da Comissão Europeia terá afirmado que “duvida da credibilidade dos sistemas de controlo [sanitário]” e que os recentes escândalos enfraquecem “a confiança na capacidade das autoridades brasileiras”.

Membros da Direção-Geral de Saúde da UE realizaram uma auditoria a empresas produtoras de carne do Brasil em maio deste ano, logo depois de a polícia local ter denunciado um esquema de corrupção e venda ilegal de carne no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chamada de operação Carne Fraca, esta ação da polícia brasileira investiga um esquema envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura, que teriam recebido subornos para permitir a venda de produtos sem fiscalização e até mesmo de carne estragada.

A reportagem da Folha diz que os inspetores europeus relataram que encontraram “deficiências críticas na maior parte dos setores inspecionados, muitas das quais de natureza grave” durante a fiscalização realizada no país sul-americano em maio.

A carta enviada pela Comissão Europeia aponta que o órgão decidiu suspender as importações de carne de cavalo do Brasil, facto que abre caminho para futuras sanções das exportações de carne bovina e de frango.

No ano passado, o comércio de frango para a UE gerou 1,074 mil milhões de dólares (950 milhões de euros), fazendo do bloco europeu o segundo maior comprador deste produto exportado pelo Brasil.

o comércio de carne de boi rendeu 685 milhões de dólares (607 milhões de euros) no mesmo período, número que coloca o bloco europeu como o terceiro maior comprador de carne bovina vendida ao exterior por empresas brasileiras.