Vizinhos e familiares dos habitantes da Greenfell Tower, em Londres, aguardam em pânico por notícias das pessoas que ainda estão desaparecidas. A torre residencial de 24 andares está a ser consumida por um incêndio que deflagrou durante esta madrugada. Há, pelo menos, seis vítimas mortais confirmadas e mais de 70 feridos.

Berikti Habtom, de 35 anos, e o filho Buroke, de 12, moram no edifício. A irmã da mãe, Arsiema Alula, disse à comunicação social que não tem notícias da família.

Estamos desesperados. Não ouvimos nada – temos ligado e ligado mas nada. Não há notícias. Estamos a fazer um apelo por informação. Por favor,ajudem, eles são boas pessoas!”

Negste Semra, que também tem uma irmã a morar no edifício, explicou que viu o incêndio deflagrar e que a irmã não atendeu o telefone.

Alguém lhe bateu à porta a dizer para sair. Não sabemos se ela chegou a sair.”

Alguns residentes dão conta de não terem ouvido alarmes de incêndio e apenas viram pessoas presas com lanternas e flashs de smartphones para fazer sinais.

Saima Hassan falou à BBC Radio a apelar por informações sobre a família da sua melhor amiga – Nadia Basin e o marido moram no edifício com os três filhos e ainda estão desaparecidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eles vivem no 20.º andar. Temos procurado por todo o lado. Como é que eles poderiam ter saído? Pensamos que eles possam ter morrido. Estamos desesperados.”

Também Siar Naqshabandi, que vivia no terceiro andar, falou dos familiares que moram no 23.º e dos quais ainda não há notícia.

Estavam a dizer às pessoas para não saírem do edifício. Disse-lhes para saírem, não sei se conseguiram.”

Um número indiscriminado de residentes ainda não foi localizado. Contam-se, para já, seis vítimas mortais, mas a polícia admite que este número vai certamente crescer.

Incêndio em Londres: 17 mortos confirmados, May ordena inquérito público

O incêndio decorre há várias horas em Londres, na zona oeste de North Kensington. No edifício de 24 andares moravam portugueses, entre os quais duas crianças com prognóstico reservado, mas fora de perigo.