Numa altura em que o automóvel eléctrico procura assumir-se como a principal e mais válida alternativa aos veículos impulsionados por combustíveis fósseis, a questão das baterias, e do peso que o seu custo tem na viatura, continua a ser um dos principais aspectos que importa considerar. Sendo que, embora a maior parte dos fabricantes opte por vender este tipo de veículos com garantias substancialmente alargadas, pode muito bem chegar o momento em que o proprietário se veja confrontado com a inevitável pergunta: “E, agora que a garantia acabou, quanto é que eu vou ter de pagar, caso tenha de substituir as baterias?”

Com a maior parte do público ainda pouco ou nada consciente para um problema que, na verdade, parece estar a muitos anos de distância – ou não fossem os eléctricos que hoje em dia circulam nas nossas estradas muito recentes –, a verdade é que a maior parte dos construtores automóveis tem-se esforçado para que os clientes não pensem, pelo menos para já, muito no problema. Desde logo, acenando com garantias gerais mais longas, que prometem manter o futuro proprietário a salvo de potenciais dores de cabeça.

Já outros construtores, como a Renault, por exemplo, não só oferecem garantias alargadas, como propõem soluções alternativas. Entre as quais, a possibilidade do cliente comprar a viatura, mas não as baterias. As quais mantêm-se assim propriedade da marca, com o cliente a pagar mensalmente, ao longo da vida do veículo, um valor pelo seu aluguer. Vantagens? Em caso de problemas, degradação ou mau funcionamento das mesmas, será sempre a Renault a assumir os custos da operação, ficando o proprietário do veículo livre de tal encargo.

Consciente desta realidade, para a qual muitos utilizadores de veículos eléctricos permanecem pouco conscientes, a norte-americana Green Car Reports levou a cabo um estudo, com o objectivo de apurar quais os custos de uma mudança de bateria – escolhendo, como exemplo, uma das propostas 100% eléctricas à disposição no mercado norte-americano, o Chevrolet Bolt EV de 2017. O qual, segundo avançou a própria marca norte-americana à revista, conta com um pack de baterias cujo preço é, nos EUA, de “15.734,29 dólares” (cerca de 14 mil euros), mais instalação. Se pensarmos que o modelo em questão tem um preço de 37.495 dólares (33.482€), ou 29.995 dólares (26.784€) já com o apoio do Governo federal, acreditamos que não será preciso fazer muitas contas para constatar ‘o peso’ das baterias no valor de aquisição da viatura…

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Ainda de acordo com os responsáveis da Chevrolet, “o Bolt EV é vendido nos EUA com uma garantia que pode variar entre os 8 anos/160.000 km e os 10 anos/241.000 km, dependendo do estado onde é comercializado”. Ainda que, sublinha o fabricante, “não é expectável que os proprietários de um Bolt EV possam vir a ter de pagar partes ou componentes abrangidos pela garantia”.

De resto, a mesma fonte salienta o facto de, “em cerca de sete anos de vendas” do modelo, “ainda não ter sido preciso substituir um pack de baterias que fosse, por degradação da sua capacidade de utilização”. Embora e caso tal necessidade surja, “a substituição pode também passar pela troca apenas de módulos individuais”. O que, depreende-se, implicará um custo mais baixo.

Perante esta explicação e fazendo a extrapolação da realidade americana para a europeia – a Renault, por exemplo, vende as baterias de 40 kWh do ZOE por 7.500€ -, fica, pelo menos, a ideia de que os custos poderão não ser – pelo menos, em alguns modelos – tão grandes quanto isso. Não só devido à possibilidade da intervenção abarcar apenas algumas células mais danificadas, mas também graças, desde logo, às garantias mais alargadas. Havendo ainda que considerar que a grande parte dos automóveis actualmente em circulação, dificilmente continua nas mãos do mesmo dono, ao longo de oito longos anos…