O Governo quer reforçar os postos consulares de Fortaleza e Recife, no Brasil, com um funcionário, no âmbito do programa de estágios da administração pública, disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, no final de uma visita ao Brasil.

José Luís Carneiro acompanhou as visitas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, a São Paulo e ao Rio de Janeiro, no sábado e domingo, para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, e seguiu depois para os Estados de Pernambuco e Ceará, na segunda e terça-feira.

O governante disse ter constatado “a escassez de meios” nos postos de Recife (capital do Estado de Pernambuco) e de Fortaleza (capital do Estado de Ceará).

Há um compromisso, nomeadamente com o concurso que está a decorrer para jovens estagiários do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central [PEPAC], de procurarmos mobilizar pelo menos um jovem para cada um destes postos”, afirmou à Lusa.

José Luís Carneiro sublinhou que o reforço de meios humanos nos postos e embaixadas tem sido “uma prioridade” do Governo, recordando que este ano decorrem concursos para 37 postos e ainda para 31 adidos de embaixada e aguarda-se autorização do Ministério das Finanças para abrir outro procedimento para mais 20 postos, além de terem sido criados os postos de cônsules-gerais adjuntos em Londres, Paris e Luanda e o de ‘número dois’ da embaixada em Brasília.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Estado do Recife tem, segundo números oficiais, 10.789 inscrições consulares, dispondo de um total de cinco funcionários, enquanto no Ceará há dois trabalhadores para responder aos 3.798 cidadãos nacionais.

Nestes dois postos, o Governo pretende também avançar na modernização informática, nomeadamente com a instalação de máquinas que permitem fazer o cartão de cidadão e o passaporte e com a ligação em rede das várias fontes de informação, que estão dispersas, indicou Carneiro.

Nos dois Estados, o secretário de Estado disse ter encontrado comunidades essencialmente ligadas ao comércio, hotelaria e à indústria agroalimentar, “merecendo um grande apreço” das autoridades brasileiras que contactou, durante a visita.

No Recife, José Luís Carneiro entregou, em representação do Presidente da República, a Ordem do Infante Dom Henrique ao Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, que dispõe de mais de 80 mil livros, incluindo “textos originais dos mais importantes escritores portugueses”.

Na mesma região, o responsável português visitou o Real Hospital Português de Beneficência, “uma instituição de grande valor” com mais de cinco mil funcionários e com especialização em áreas como cardiologia, oncologia, imagiologia e geriatria, e que é “uma referência no norte e nordeste do Brasil, mas também na América Latina”.

Já em Fortaleza, o governante visitou a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, fundada em 1872, participou na posse da nova direção da Câmara de Comércio e reuniu-se com o presidente da câmara local, que se comprometeu a promover as iniciativas culturais dos portugueses e a valorizar a Praça de Portugal, “um ícone da cidade”.

Nos dois Estados, o secretário de Estado manteve encontros com os representantes dos governos estaduais: com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ficou acordada maior cooperação para promover intercâmbios de empresários, enquanto a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, manifestou interesse pelo modelo de ensino e de educação português.

A comunidade portuguesa total no Brasil é de 674.309 cidadãos, sendo a maior comunidade de nacionais da América Latina.