Assinalado oficialmente, pelo construtor automóvel de Tóquio, o início de uma nova estratégia de desenvolvimento para os próximos anos, centrada na condução autónoma e nas energias alternativas, a Honda revela igualmente que está a desenvolver mais dois novos veículos eléctricos. Um dos quais passará à comercialização já em 2018.

De acordo com o fabricante, o primeiro destes automóveis a ser lançado destina-se ao mercado chinês, onde o Governo tem vindo a incentivar a introdução de veículos híbridos plug-in e 100% eléctricos, como forma de combater os problemas de poluição que afectam as grandes cidades da China.

Quanto ao segundo eléctrico, estará a ser desenvolvido para os mercados globais, tudo apontando para que possa vir a ser desvendado durante o próximo Salão Automóvel de Frankfurt, agendado para Setembro, ou, o mais tardar, no Salão Automóvel de Tóquio, em Outubro. Ficando, no entanto, por precisar se a unidade a apresentar será já, ou não, a versão de produção. Ou, já agora, quando é que entrará em comercialização.

Os dois novos eléctricos estão a cargo da recentemente criada Divisão de Desenvolvimento de Veículos Eléctricos da Honda, fundada em Outubro de 2016, juntando-se, uma vez em comercialização, ao modelo Clarity EV, que o fabricante já vende na Ásia e América. Versão eléctrica apresentada, aliás, no último Salão Automóvel de Nova Iorque, juntamente com uma outra, híbrida plug-in, já que o Clarity foi originalmente lançado como uma proposta impulsionada a pilha de combustível de hidrogénio.

Na variante eléctrica, o Honda Clarity conta com um motor a anunciar 161 cv de potência e 300 Nm de binário, o qual, apoiado por uma bateria de 25.5 kWh, anuncia uma autonomia de 129 km.

Recorde-se que a Honda já afirmou, de forma oficial e em inúmeras ocasiões, o desejo de chegar a 2030 com os veículos eléctricos e híbridos a representarem cerca de dois terços das suas vendas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR