Um jovem de 17 anos, suspeito de tentar roubar uma bicicleta em São Bernardo do Campo, no Brasil, foi tatuado à força na testa com a frase “Sou ladrão e vacilão”. O ato foi repudiado pela opinião pública brasileira.

A imagem da tatuagem forçada rapidamente se espalhou pelas redes sociais e grupos de Whatsapp. O tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, de 27 anos, fez a tatuagem forçada enquanto o seu vizinho Ronildo Moreira de Araújo, de 29, documentava em vídeo. Justificaram que se sentem “cansados de sofrer nas mãos de bandidos”.

“Vai doer, vai doer!”, ouve-se por entre risos, enquanto o vídeo é gravado. O jovem, que foi obrigado a dizer que queria uma tatuagem com a frase “Sou ladrão e vacilão (idiota)”, mostra-se visivelmente amedrontado enquanto fala. Os dois homens foram detidos na noite da passada sexta-feira e encontram-se, neste momento, em prisão preventiva, depois de o juiz considerar o ato como tortura.

O vídeo chocou a opinião pública brasileira devido ao conteúdo violento e cruel. A família do jovem contou a vários meios de comunicação que ele tem distúrbios mentais e problemas com álcool e drogas e que “não voltou logo para casa” depois do ataque, tendo vagueado pelas ruas.

“Vamos avaliar. Primeiro vamos cuidar dele, ele foi medicado, está assustado com o que passou. Muitas pessoas compartilharam a imagem dele e julgaram sem conhecer os fatos. Ele não fez nada do que foi dito e espalhado na Internet”, disse o advogado da família, Leonardo Rodrigues, ao Globo. O jovem brasileiro disse à polícia que não tinha roubado nada.

Entretanto, uma campanha online já reuniu cerca de 20 mil reais (cerca de 6 mil euros) para ajudar a vítima a apagar a tatuagem do rosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR