Superdesportivo cabriolet que a marca dos quatro anéis já comercializa há cerca de um ano, o Audi R8 V10 Spyder prepara-se para receber, a exemplo da geração anterior, a sua versão mais vitaminada, a que o fabricante dá o nome de Plus. E que, abençoada com o mais potente motor de produção em série fabricado em Ingolstadt, esgrime como trunfos não apenas uma relação potência/peso de 1 cv para cada 2,78 kg, mas principalmente uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos.

Impulsionado por um V10 5,2 litros naturalmente aspirado com 610 cv de potência e 560 Nm de binário, conjugado com uma caixa automática S tronic de sete velocidades e tracção integral quattro, o Audi R8 V10 Spyder Plus consegue assim cumprir o tradicional percurso 0-100 km/h em menos três décimos de segundo que a versão standard. Isto, ao mesmo tempo que aumenta em 10 km a velocidade máxima anunciada, que neste modelo passa a situar-se nos 328 km/h.

De resto, e embora anunciando uma média nos consumos de 12,5 l/100 km, destaque para o papel desempenhado por tecnologias que contribuem para manter os valores em níveis, ainda assim, aceitáveis. Como é o caso do desligar automático de cilindros (cylinder on demand) sempre que a condução o permite, ou até mesmo do sistema que desliga, de forma automática, o V10, sempre que circulamos a velocidades estabilizadas e acima dos 55 km/h. Sendo que o já mais vulgarizado sistema Start&Stop, sem esquecer a anunciada redução de peso, em cerca de 25 kg, que deixa o R8 Plus com apenas 1.587 kg, têm também um papel importante.

Apresentado num verde Micrommata exclusivo desta variante, conjugado com capota de lona, grelhas frontais e traseiras, entradas de ar laterais e saídas de escape em cinzento, o Audi R8 V10 Spyder Plus exibe um interior em pele Nappa, com os pespontos em verde a assumirem-se, nalgumas zonas do habitáculo, como o elemento contrastante.

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Quanto ao equipamento, inclui uma série de argumentos merecedores de elogios, a começar pelo sistema de travagem com discos em fibra de carbono e cerâmica, as jantes em liga leve de 19″ (com pneus 245/35 à frente e 295/35 atrás), a iluminação dianteira de tecnologia Audi laser light, bancos desportivos e um painel de instrumentos digital de 12,3” com gráficos 3D. Os sistemas Audi drive select, a suspensão adaptativa Audi magnetic ride e a direcção dinâmica de rácio variável são outras das mais-valias deste R8 Plus.

O novo Audi R8 V10 Spyder Plus está já disponível para encomenda, no mercado alemão, com um preço que arranca nos 207.500€. Quanto à entrega das primeiras unidades, está prevista para o final deste Verão.

Por outro lado, e certamente como forma de agradar àqueles que, deslumbrados com este novo superdesportivo, ainda não conseguem chegar aos mais de 200 mil euros que modelo custa, rumores falam já na possibilidade de o fabricante vir a disponibilizar uma variante economicamente mais acessível, equipada não com um V10, mas com um V6 2,9 litros biturbo – algo que só o tempo e o desempenho comercial deste R8 V10 Spyder Plus poderão vir a confirmar…