Logo Observador
Brexit

Brexit. Reino Unido e União Europeia iniciam negociações a 19 de junho

As negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia vão começar na segunda-feira, 19 de junho. A data tinha sido acordada antes das eleições legislativas antecipadas no Reino Unido.

O Reino Unido deverá deixar a União Europeia no final de março de 2019

ANDY RAIN/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O Reino Unido e a União Europeia vão dar início na segunda-feira, 19 de junho, às negociações sobre a saída do país da União, foi confirmado esta quinta-feira.

“David Davis, o ministro encarregado da saída da União Europeia, e Michel Barnier, o negociador chefe da Comissão Europeia, acordaram hoje lançar as negociações na segunda-feira, dia 19 de junho”, indicaram as duas partes num comunicado conjunto.

A data tinha sido acordada antes das eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, no dia 8 de junho, mas o revés sofrido pela primeira-ministra conservadora, Theresa May, que perdeu a maioria absoluta e ainda está em negociações para formar governo, fez temer que o calendário fosse posto em causa.

O Reino Unido deverá deixar a União Europeia no final de março de 2019, ou seja, dois anos após o lançamento oficial do procedimento de saída por May, no passado dia 29 de março.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt