O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje a BBC de “fazer propaganda” do opositor russo Alexei Navalny, na sequência das manifestações não autorizadas, ocorridas na segunda-feira, que resultaram em numerosas prisões.

“Quando percebi que era da BBC, eu não tive a menor dúvida que colocaria esta questão, porque, de qualquer forma, vocês fazem propaganda das pessoas que defendem”, respondeu Putin a um jornalista da BBC, que perguntou se o líder russo via Navalny como o seu principal opositor, durante uma conferência de imprensa.

Putin, em seguida, disse que as “ações de protesto no quadro dos procedimentos democráticos” constituem “um bom meio de alertar o poder de qualquer país, incluindo a Rússia, sobre o ponto de vista das pessoas em não concordarem com as autoridades”.

“Mas estes eventos devem permanecer no âmbito da lei (…). Aqueles que violam a lei devem responder por essas violações. Uma coisa é organizar manifestações e outra é usá-las como instrumento de provocação”, acrescentou, acusando Alexei Navalny de “agravar a situação para se promover”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta foi a primeira vez que o Presidente russo respondeu diretamente sobre as manifestações contra a corrupção realizadas na segunda-feira em toda a Rússia.

Os protestos foram marcados por mais de 1.700 prisões, incluindo a de Alexei Navalny, que foi condenado a 30 dias de prisão.

Nalvany já foi preso, tendo passado também por prisão domiciliar, geralmente por participação em protestos não autorizados.

O líder opositor, que em outubro de 2013 obteve 27,2% dos votos na eleição municipal em Moscovo, surgiu nos últimos anos como o principal oponente Vladimir Putin.