A Airbnb está a preparar a compra da Trooly e o negócio vai ser anunciado na próxima segunda-feira, de acordo a informação divulgada pela Bloomberg. A empresa-alvo da investida é uma startup que se dedica à verificação de antecedentes e o interesse da Airbnb é o de garantir o controlo sobre uma atividade que lhe permitirá melhorar o combate a comportamentos fraudulentos de proprietários e utilizadores da plataforma da Internet que se dedica a intermediar o arrendamento temporário de quartos, casas e apartamentos.

A Trooly tem ajudado, desde 2015, a Airbnb a validar a identidade de quem recorre aos serviços que presta, através da análise de informação relativa aos registos públicos dos utilizadores da plataforma, bem como ao rasto deixado em redes sociais e noutras fontes. Trata-se de uma forma de travar alguns comportamentos fraudulentos de que a Airbnb tem sido alvo.

Há falsos proprietários a registarem-se e a colocar imóveis em arrendamento, mas que apenas visam ganhar dinheiro sem, de facto, disponibilizarem qualquer imóvel. Do lado de quem procura realizar um arrendamento temporário, a Airbnb tem sido confrontada com situações em que os clientes entram em contacto direto com os proprietários, fechando contrato à margem da plataforma. Por esta via, poupam, pelo menos, a comissão de 12% que é cobrada pela Airbnb, além dos 3% que são cobrados aos proprietários e, ainda, eventuais taxas cobradas pelas autoridades municipais das cidades em que os imóveis estão localizados.

Fundada em 2014, a Trooly recolheu dez milhões de dólares numa primeira ronda de financiamento realizada em 2016. Na operação, a Airbnb vai comprar a propriedade intelectual e a equipa de engenharia da startup, referiu a Bloomberg. Atualmente, a plataforma de arrendamento temporário está avaliada em 31 mil milhões de dólares, dispõe de mais de três milhões de casas e apartamentos no site e está a expandir as atividades para outras áreas como as “experiências” de viagem, através da Trips.

A Airbnb registou resultados positivos pela primeira vez no segundo semestre de 2016, embora não seja conhecido o número exato, e prevê manter a capacidade para gerar lucros durante 2017. O valor da aquisição da Trooly ainda não é conhecido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR