O congressista norte-americano Steve Scalise, que foi alvejado numa anca na última quarta-feira durante um treino de basebol, continua em “estado crítico”, informou o médico Jack Sava, responsável pelo estado de saúde de Scalise. Apesar disso, o médico confirmou que há “uma forte possibilidade” de o congressista recuperar totalmente.

Steve Scalise, um dos mais altos representantes do Partido Republicano no Congresso dos EUA, foi alvejado na quarta-feira por um homem que disparou sobre um conjunto de congressistas republicanos num treino de basebol em Washington. O congressista sofreu danos nos órgãos internos e ficou com vários ossos partidos, além de ter sofrido de uma hemorragia intensa.

De acordo com o médico, que falou esta sexta-feira aos jornalistas, Scalise esteve “em risco iminente de morte” quando chegou ao hospital, mas a equipa médica conseguiu estabilizar a hemorragia e reduzir o risco. O congressista foi operado duas vezes e ainda terá de ser sujeito a mais cirurgias, pelo que ficará no hospital “durante um período considerável de tempo, presumivelmente semanas”, informou o médico. Depois da recuperação, Steve Scalise deverá tornar a andar e a eventualmente a correr, informou ainda o médico, citado pela agência Reuters.

Congressista republicano alvejado em estado crítico. Atirador de 66 anos morreu

O atirador foi identificado como James Hodgkinson, um homem de 66 anos natural de Belleville, no estado do Illinois. O homem disparou com uma pistola de 9 mm e com uma espingarda de 7.62 mm sobre os congressistas republicanos, que estavam a treinar para o jogo anual de caridade entre democratas e republicanos.

James Hodgkinson acabou por ser abatido pelo FBI logo depois do tiroteio. Segundo as autoridades norte-americanas, Hodgkinson já era conhecido por publicar nas redes sociais mensagens contra Trump e contra o Partido Republicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR